Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGutierrez, Ana Lérida Pachecopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Maria de Lourdespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-11T02:33:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1981-7207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178136pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva apresentar uma sistematização da trajetória do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 1959 a 2016, desvelando algumas memórias da instituição. São apresentados inicialmente aspectos teóricos sobre complexidade, memória social, abordagens institucionalistas e memória institucional. Foi realizada uma pesquisa qualitativa que envolveu análise documental e dezoito entrevistas semiestruturadas, sistematizadas e analisadas segundo a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a trajetória do IME pode ser sistematizada em duas fases principais: a antiga (1959 – 1985) e a contemporânea (1985 – 2016). Percebem-se vários elementos em comum entre as duas fases, sobressaindo-se os de conquistas e desa* os. Entre os desa* os destacam-se uma fragmentação de memórias onde algumas lembranças centram-se mais nos cursos do que no IME, bem como grande foco na administração e planejamento presentes, tais como entraves administrativos macroinstitucionais, assim como con+ itos internos. Entre as conquistas destacam-se a multiplicidade de memórias, o protagonismo dos professores Tietböhl (1989) e Rodrigues (1991), a inclusão da Estatística ao então Instituto de Matemática (2015), bem como a busca pela articulação de um espaço de re+ exões, de práticas educacionais e administrativas e de memórias compartilhadas.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a systematization of Statistic and Mathematics Institute (IME) of Federal University of Rio Grande do Sul trajectory, between 1959 and 2016, revealing some institutional memories. First it presents theoretical aspects about complexity, social memory, institutionalists approaches and institutional memory. A qualitative research has been carried out that involved documentary analysis and eighteen semi structured interviews systematized and analyzed using content analysis. < e results demonstrate that the IME trajectory was classi* ed in two main steps: old stage (1959 - 1985) and contemporary stage (1985 – 2016), both with several points in common such as achievements and challenges. < e challenges includes fragmented memories, oriented to math course than IME, as well as with the main focus in planning and managing presents, such as macro-institutional administrative obstacles and internal con+ icts. < e achievements includes the multiplicity of memories, the university teachers professores Tietböhl (1989) and Rodrigues (1991) leadership, the statistical science insertion on Mathematics Institute (2015), and as well as the search for a place for re+ ection about educational and administrative practice, and memories shared.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMouseion : revista do Museu e Arquivo histórico La Salle. Canoas. N. 28 (2017), p. 27-40pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial memoryen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectInstitutional memoryen
dc.subjectMemória institucionalpt_BR
dc.subjectStatistic and Mathematics Instituteen
dc.subjectPatrimônio documentalpt_BR
dc.subjectUFRGSen
dc.titleDesvelando memórias do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeRevealing memories of the Institute of Mathematics and Statistics of UFRGS en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001065992pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples