Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho analisa como o Museu Anchieta de Ciências Naturais é utilizado no ensino junto aos alunos do Colégio Anchieta e alunos de outras instituições. Aborda o contexto da criação do Museu, tratando da utilização da cultura material nas escolas e a valorização dos museus escolares no ensino. Através de observações in loco, de ações educativas realizadas com alunos de distintas procedências, procura descrever como ocorrem as atividades de ensino. Descreve como é feito o primeiro contato dos p ...
O trabalho analisa como o Museu Anchieta de Ciências Naturais é utilizado no ensino junto aos alunos do Colégio Anchieta e alunos de outras instituições. Aborda o contexto da criação do Museu, tratando da utilização da cultura material nas escolas e a valorização dos museus escolares no ensino. Através de observações in loco, de ações educativas realizadas com alunos de distintas procedências, procura descrever como ocorrem as atividades de ensino. Descreve como é feito o primeiro contato dos professores que as solicitam à equipe do Museu, e como ocorre o seu planejamento, execução e aferição de resultados. Para embasar as observações realizada nas atividades de ensino faz cotejamento com ideias de renomados autores ligados a área de Educação em museus. No intuito de ampliar o olhar e definir mais fielmente como este Museu é utilizado no ensino, faz uso de questionários que são aplicados a professores da equipe do Museu procurando obter respostas sobre como fazem uso do acervo do Museu no ensino. Questionando professores do Colégio e de outras instituições procura determinar como estes professores se beneficiam utilizando o Museu no ensino. Através da análise dos casos estudados e das respostas dos professores envolvidos, procura determinar como a equipe do Museu realiza suas atividades educativas, como os professores se beneficiam do acervo do Museu e como os alunos entendem esta forma diferente de ensino. Com base na descrição do processo de execução da utilização do Museu no ensino, procura incentivar o uso de museus escolares no ensino. Descreve como isso pode ser feito. Constata a importância da utilização de acervos museológicos no ensino e exemplifica fazendo estudo de caso no Museu do Colégio Anchieta. ...
Abstract
The work analyzes like the Anchieta Museum of Natural Sciences and used without teaching next to the students of the Anchieta College and students of other institutions. It addresses the context of the creation of the Museum, dealing with the use of cultural material in schools and an appreciation of school museums in education. Through on-site observations, of educational actions carried out with students of different forms, seeks to describe how type of activities. Describes how the teachers' ...
The work analyzes like the Anchieta Museum of Natural Sciences and used without teaching next to the students of the Anchieta College and students of other institutions. It addresses the context of the creation of the Museum, dealing with the use of cultural material in schools and an appreciation of school museums in education. Through on-site observations, of educational actions carried out with students of different forms, seeks to describe how type of activities. Describes how the teachers' first contact is requested from the Museum staff, and how they plan, execute and measure results. To support as observations made in the teaching activities collated with ideas from renowned authors related to the area of Education in museums. Not intended to broaden the look and more faithfully define how this Museum is used not teaching, makes use of questions that are applied to teachers of the Museum team looking for answers on how to make use of the Museum's collection in teaching. Questioning the professors of the College and other institutions, how are teachers benefit, use the Museum in teaching. Presentations of analysis of cases studied and responses of teachers involved, seeks how a team from the Museum carry out their educational activities, how are teachers benefit from the Museum's collection and how students understand this different form of teaching. Based on the description of the implementation process of the use of the Museum not teaching, seeks to encourage the use of school museums in teaching. Describes how this can be done. It notes the importance of the use of museological collections not teaching and example of the case study in the Anchieta College Museum. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Museología (153)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License