Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCuty, Jeniffer Alvespt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Patricia Gabriela Machadopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:31:09Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177736pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso se propôs a investigar de que forma acontece a refiguração, conceito cunhado por Paul Ricouer, a partir da experiência da narrativa inclusiva acessível de caixas educativas de Museus em escolas. Esta pesquisa exploratória, sob abordagem qualitativa, tem como objeto de estudo as duas caixas educativas acessíveis do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul das seguintes exposições, Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e Sudeste do Brasil (2011) e 12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul (2013). A escola escolhida para realizar o campo-piloto foi a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli da cidade de Porto Alegre, trabalhando com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down. A pesquisa ressaltou a importância da relação do Museu da UFRGS com escolas especiais para serem levadas suas caixas educativas acessíveis de modo que alunos com deficiência tenham acesso ao acervo da instituição para difusão do conhecimento produzido na universidade. Conclui em uma reflexão das experiências produzidas no campo piloto, com sugestões de aprimoramento da caixa educativa acessível. Promovendo assim, a relação do Museu com escolas especiais e relacionando a isso com as políticas de acessibilidade da instituição museológica, para que este piloto que foi realizado aconteça mais vezes, possibilitando assim a difusão do patrimônio e conhecimento da universidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work of course completion has set out to investigate how the refiguration happens, a concept coined by Paul Ricouer, from the experience of the accessible inclusive narrative of educational boxes of Museums in schools. This exploratory research, under a qualitative approach, has as object of study the two accessible educational boxes of the Museum of the Federal University of Rio Grande do Sul of the following exhibitions, Oretataypy: Mbya-Guarani presence in South and Southeast Brazil (2011) and 12,000 Years of History: Archeology and Prehistory of Rio Grande do Sul (2013). The school chosen to carry out the pilot field was the Special Municipal School of Elementary School Professor Elyseu Paglioli of the city of Porto Alegre, working with students with intellectual disability and down syndrome. The research emphasized the importance of the relationship of the Museum of UFRGS with special schools to be brought their educational boxes accessible so that students with disabilities have access to the collection of the institution to disseminate the knowledge produced at the university. It concludes in a reflection of the experiences produced in the pilot field, with suggestions of improvement of the accessible educational box. Thus promoting the relationship of the Museum with special schools and relating this to the accessibility policies of the museum, so that this pilot that has been held happens more often, thus enabling the dissemination of heritage and knowledge of the university.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcessibilidade culturalpt_BR
dc.subjectMuseum/Schoolen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu Universitáriopt_BR
dc.subjectAccessibility in cultural environmentsen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectRefigurationen
dc.subjectAffordable inclusive narrativeen
dc.subjectEducational boxesen
dc.titleCaixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem