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dc.contributor.advisorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Alahna Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:30:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177705pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a analisar três tecnologias aplicadas a museus como estratégias de comunicação museal que mediam a interação público-exposição. Apresenta o histórico das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Brasil, a fim de compreender o contexto tecnológico e as interações entre usuário e computador. Aproximando o debate à Museologia, evidencia como foi constituída a relação de museus com a Internet e as tecnologias digitais, a partir de seus websites, perfis em redes sociais e outros dispositivos incluídos nas exposições. Como objeto de estudo utiliza, a partir de uma análise comparativa, as seguintes tecnologias: a Visita Virtual 360 do Museu Casa de Portinari; o aplicativo de Realidade Aumentada no Museu Histórico Nacional; e a Inteligência Artificial Watson, aplicada à exposição “A Voz da Arte” na Pinacoteca de São Paulo. Para compreender os fenômenos investigados utilizou-se como processo metodológico a análise documental (informações obtidas em sites oficiais, reportagens de jornal, redes sociais das instituições, entre outros) e entrevistas estruturadas com as empresas desenvolvedoras, museus e visitantes das exposições analisadas, a fim de estabelecer um parâmetro entre as intenções dos museus ao aplicarem as TICs em suas exposições e as percepções e vivências do visitante O diálogo com autores como Henriques (2004), Lévy (2010), Loureiro (2004) Magaldi (2010) e Santaella (2010) permitiram constituir um embasamento teórico sobre as relações interdisciplinares entre a Museologia e a Comunicação, na perspectiva das TICs. Assim, o trabalho ressaltou os interesses e objetivos das instituições museais e das empresas desenvolvedoras dos softwares na implantação das TICs nos museus, bem como apresentou as percepções do público que interagiu com os sistemas, a fim de compreender como as tecnologias digitais influenciaram na experiência museal. Finalizou ao afirmar que, embora a informatização da informação e dos espaços museológicos seja uma necessidade presente em nosso cotidiano, não é possível confiar totalmente na perspectiva de sucesso da tecnologia pela tecnologia, é preciso pensar no público e na melhor maneira de viabilizar a interação entre ele e os dispositivos digitais, visando sempre agregar valor à sua experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis research has analyzed technological systems applied to museums as museological communication strategies that serve as mediators to public-exposition interaction. It presents the history of Information and Communication Technologies (ICTs), a way to understand the technological context and the interactions between user and computer. Bringing the debate to Museology, it shows how was built the relationship between museums, Internet and the digital technologies based on their websites, social network profiles and other devices included on their exhibitions. As study objects, uses, based on a comparative analysis, the following technologies: the 360 degrees Virtual Visit of the Casa de Portinari Museum; the Augmented Reality app in the National Historical Museum; and the Watson Artificial Intelligence, applied to the exhibition "A Voz da Arte" at the Pinacoteca of São Paulo. To understand the investigated phenomenons, the methodological process used was the documental analysis (information obtained on official websites, newspapers reports, institutions social networks, among others) and structured enterviews with the technologic enterprises, museums and visitors of the exhibitions analyzed, in order to stablish a parameter between how the museum's intentions to link the ICTs to their exhibitions and the visitor's perceptions and experiences The dialogue with authors such as Henriques (2004), Lévy (2010), Loureiro (2004), Magaldi (2010) and Santaella (2010) provided the theoretical basis on how interdisciplinary are the relations between Museology and Communication, from the ICTs’ perspective. Thus, the work emphasized the interests and objectives of museums and software developers in the implementation of ICTs in museums, as well presented the perceptions of the public that interacted with the systems, in order to understand how digital technologies influenced at the museum experience. The work ended by stating that, although the computerization of information and of museum spaces are a necessity in our present times, it is not possible to trust in the perspective of technology success only by the technology, we need to think about the public and the best way to make interaction possible between them and the digital devices, aiming to add value in their experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunication in Museumsen
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMultimedia Systemsen
dc.subjectDigital Technologyen
dc.subjectMuseum experienceen
dc.titleCrescente tecnológica nos museus: estratégias digitais aplicadas às experiências museaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Priscila Chagaspt_BR
dc.identifier.nrb001062064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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