Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-05T03:16:27Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2447-6447pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177581pt_BR
dc.description.abstractO artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas.pt_BR
dc.description.abstractThe article reports on the trajectory of an ongoing research about the place assigned to arithmetic problems in primary education, in Rio Grande do Sul, in the 1950s. The research is articulated to a process of constitution of a digital sources repository. The narrative of the search path is intertwined considerations about the challenges involved in the establishment of the processes of constitution and analysis of sources for the historical study of school practices. It is discussed some possibilities of findings and misunderstandings in the reading of official documents, pedagogical journals and textbooks, and it is emphasized the importance of crossing procedure of sources for identifying and evaluating evidences and narrative plausibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Vol. 2, n. 1 (2016), p. 190-204pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectHistory of Educationen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectArithmetic problemsen
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleProblemas aritméticos em livros, revistas e programas : um exercício de cruzamento de fontespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001002191pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples