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dc.contributor.advisorGuedes, Paulo Coimbrapt_BR
dc.contributor.authorDutra, Líria Romeropt_BR
dc.date.accessioned2009-10-21T04:17:38Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17530pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, na perspectiva variacionista, visou a verificar se informantes cursando a oitava série do Ensino Fundamental, o terceiro ano do Ensino Médio e o quarto semestre da Licenciatura em Letras usam o clítico acusativo como uma variante de objeto direto pressuposto, em seus textos dissertativos e narrativos. Além disto, pretendeu determinar quais outras formas de objeto direto aparecem nesses textos, com quais delas o clítico acusativo rivaliza e que fatores condicionam a ocorrência dessas variantes. Os resultados indicam que, em relação às variáveis extra lingüísticas, o clítico é mais freqüente no texto narrativo e menos freqüente nas produções dos alunos do Ensino Superior. Indicam também que o clítico é favorecido quando seu antecedente é sujeito de oração anterior e que o verbo triargumental e o co-referente com traço semântico [+animado] condicionam o aparecimento do clítico na redação escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed at verifying, under the Variation Theory perspective, whether eight grade elementary school students, high school third grade students and undergraduate Language fourth semester students use the accusative clitic as a variant for the presumed direct object on their compositions. It was also intended to determine which other kinds of direct object appear on their texts, which of them compete against the accusative clitic, and which features constrain such variants. The results indicate a decrease in the use of the accusative clitic as schooling increases. Therefore, its use is less frequent in the texts written by undergraduate students than in the ones written by elementary school students. As to linguistic variables, it was observed that the clitic is favored when it follows the subject of a preceding sentence. Triargumental verbs and [+animate] semantic feature also contribute to the appearance of clitics in school compositions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVariation theoryen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectCompositionsen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectAccusative cliticen
dc.subjectTeoria da variaçãopt_BR
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectClítico acusativopt_BR
dc.titleO clítico acusativo na redação escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000717186pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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