Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCuty, Jeniffer Alvespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rosana Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T02:26:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175287pt_BR
dc.description.abstractA biblioteca escolar exerce um papel muito importante dentro da instituição onde está inserida. É neste local que ocorrem as interações sociais entre os usuários, a transmissão e a recepção de informação e a construção de conhecimento. É importante preservar e conservar o acervo que faz parte desta biblioteca, visando o prolongamento da vida útil deste material para que possa ser utilizado pelas gerações que estão por vir. Esta pesquisa busca realizar o Diagnóstico de Conservação da Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, baseada na Metodologia de Diagnóstico de Conservação proposta pelo Getty Conservation Institute, através da observação da ação dos dez agentes de degradação. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa com análise de dados. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram a observação e o grupo focal. Os dados demonstram que os integrantes do grupo focal possuem uma relação estreita com a biblioteca, considerando-a um espaço de interação social, de realização de leituras, onde acessam as informações que necessitam, podem desenvolver o gosto pela leitura e constroem conhecimento. Os dados mostram também que os usuários que fazem parte do Clube do Gibi – grupo observado por meio desta pesquisa - estão atentos para a questão da Conservação e da Preservação de documentos. Conclui-se que a Biblioteca da Escola, através de ações propostas pela bibliotecária responsável, deve continuar enfatizando a importância do espaço da biblioteca e da Conservação e Preservação dos documentos que fazem parte do seu acervo, visando o prolongamento da vida útil deste material e sua maior utilização por quem dele precisar.pt_BR
dc.description.abstractThe school library plays a very important role within the institution where it is inserted. It is in this place social interactions between users take place, the transmission and reception of information and knowledge. There fore, it is important to preserve and conserve the collection that is part of this library, aiming to extend the useful life of this material as that it can be used by the generations to come. This research seeks to carry out the conservation diagnosis of the library of the elementary school Professor Anísio Teixeira, based on the methodology of conservation diagnosis proposed by the Getty Conservation Institute, through observation of the action of the ten agents of degradation. It is characterized as an applied research, with a qualitative approach with data analysis. The instruments for data collection used were the observation and the focal group. The data demonstrate that the focal group members have a close relationship with the library, considering a space for social interaction, readings realization, where access the information they need, can practice the readings habit, and acquiring knowledge. Also show that the users who are part of the comic book club are attentive to the conservation and preservation of documents. It is concluded that the School Library, through actions proposed by the responsible librarian, should continue to emphasize the importance of library space and the conservation and preservation of the documents that form part of its collection, aiming to extend the useful life of this material and its greater use by those who need it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDegradation processes in school librariesen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectAcervo bibliográfico : Conservaçãopt_BR
dc.subjectPreservation and conservation of documentsen
dc.subjectLibrary of the elementary school Professor Anísio Teixeiraen
dc.titleProcessos de degradação em bibliotecas escolares : um estudo em Ciência da Conservação na Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062422pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples