Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorHeinrich, Fernanda Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T02:26:32Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175281pt_BR
dc.description.abstractApresenta como tema principal a competência informacional e seu contexto histórico nos âmbitos nacional e internacional apresentando, também, sua importância na formação do cidadão. Relaciona a competência informacional com a educação, fazendo um comparativo entre a educação tradicional e a educação voltada para a competência informacional a partir de referências de teóricos importantes na área. Mostra a importância de a competência informacional se constituir em uma das funções da biblioteca atual. Objetiva verificar a contribuição da biblioteca para a competência informacional no processo da pesquisa acadêmica dos alunos do Curso Técnico em Biotecnologia do IFRS-POA, através da mediação do bibliotecário. Verifica a percepção do professor da disciplina com relação à realização e ao resultado das atividades, identifica as atividades propostas pela biblioteca com relação à competência informacional mediadas pelo bibliotecário a esses alunos e, por fim, analisa os resultados das atividades realizadas com a mediação do bibliotecário. Utiliza como metodologia o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. Coleta os dados a partir de observações das Oficinas e entrevistas com o professor e o bibliotecário. Conclui que a mediação do bibliotecário, em ações educacionais de competência informacional em sala de aula, além de apresentar aos alunos uma biblioteca mais atuante e participante, também contribui para a construção do aprendizado desses, formando-os cidadãos competentes a aprender a aprender e a aprender ao longo da vida.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents the information literacy as its principal theme and its historical context in national and international levels, also presents, its importance in development of the citizens. It relates the information literacy to education, making a comparison between traditional education and education based on information literacy through the references from experts in this subject. It shows the value of information literacy as a function of the present library. This paper has the goal to verify the contribution of library to the information literacy at the academic research process of the Biotechnology Technical Course students at IFRS-POA, through librarian’s mediation. It verifies teacher's perception about the development and results of the activities, identifies the activities proposed by the library in relation to the information literacy mediated by the librarian to these students and, finally, analyzes the results of the activities performed by the librarian’s mediation. This study has a qualitative methodology, a case study of basic nature and exploratory approach. The collect of the data was done through the observations of the workshops and interviews by the teacher and the librarian. It concludes that the mediation of the librarian, in educational actions of informational competence in the classroom, besides presenting to the students a more active and participant library, also contributes to the construction of the their learning, forming them competent citizens at learn to learn and at learn throughout life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectBibliotecário educadorpt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectLibrarian educatoren
dc.subjectEducation for information literacyen
dc.titleCompetência informacional dos estudantes do Curso Técnico em Biotecnologia : a contribuição da Biblioteca Clóvis Vergara Marques – IFRS POApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062377pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples