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dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Ana Alice dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T02:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175263pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a memória social do Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que completa, em 2017, 25 anos de trajetória. Apresenta a memória social, um estudo sobre a diversidade e a inclusão social, a leitura e a escrita e a produção textual. Fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um estudo de caso e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados os 25 livros do Programa e a entrevista semiestruturada, realizada com nove autores dos livros publicados, duas Secretárias de Educação do Estado e duas Coordenadoras do Programa. Conclui sobre a importância em registrar a trajetória deste Programa de grande importância para a educação pública gaúcha. Este Programa abrange a diversidade e propicia a inclusão social estimulando a leitura e a produção da escrita, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo oportunidade para que ocorram a aprendizagem e o exercício da cidadania.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo aborda la memoria social del Programa "Niños y Jóvenes del Río Grande Escribiendo Historias", de la Secretaría de Educación del Estado de Rio Grande do Sul, que completa en 2017, 25 años de trayectoria. Presenta la memoria social, un estudio sobre la diversidad y la inclusión social, la lectura y la escritura y la producción textual. Se fundamenta en los resultados de una investigación cualitativa, utilizando un estudio de caso e investigación documental, teniendo como instrumentos, de recolección de datos, los 25 libros del Programa y la entrevista semiestructurada, realizada con nueve autores de los libros publicados, dos Secretarias de Educación del Estado y dos Coordinadoras del Programa. Concluye sobre la importancia de registrar la trayectoria de este Programa de gran importancia para la educación pública gaucha. Este programa abarca la diversidad y propicia la inclusión social, estimulando la lectura y la producción de la escritura, desde la Educación Infantil a la Enseñanza Media, trayendo oportunidad para que ocurran el aprendizaje y el ejercicio de la ciudadanía.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo Historiases
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectMemoria Sociales
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLectura y Escrituraes
dc.titlePrograma crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062219pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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