Show simple item record

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Rose Mary da Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T02:26:19Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175262pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso abrange o contexto do Curso de Biblioteconomia, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta os sujeitos do estudo como sendo as Graduandas de Meia-idade. Tem por objetivo verificar as barreiras vivenciadas pelas graduandas de meia-idade do Curso de Biblioteconomia da FABICO / UFRGS, do ingresso à diplomação, correspondente as oito etapas, considerando as limitações desta fase específica da vida, com diminuição da memória, visão e audição, aparecimento da menopausa, doenças da idade e outras. Aborda seu referencial teórico com o intento de responder ao problema de pesquisa, acerca de informação e conhecimento, inclusão social e digital, o ciclo do desenvolvimento humano: meiaidade e formação do Bibliotecário. Expõe o Curso de Biblioteconomia, por onde transitam e interagem os sujeitos do estudo, experienciando os ambientes do conhecimento, em idades entre 45 a 59 anos, aproximadamente. Explica a metodologia utilizada em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório e utiliza o estudo de caso. Investiga a questão com os sujeitos nos dados coletados por meio de entrevista e após procede em seu exame e análise Apresenta Cases dos relatos de histórias de vida das graduandas de meia-idade, a fim de agregar riqueza ao estudo. Com base na análise verifica-se os resultados com a identificação de barreiras vivenciadas pelas graduandas de meiaidade no decorrer da formação acadêmica de Biblioteconomia da FABICO / UFRGS. Resultam, dentre outras, barreiras, acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, como computador com entrada à internet, compreensão de leitura e produção textual. A sugestão proposta neste trabalho, para favorecer as vivências das alunas no período de formação do Curso de Biblioteconomia, diz respeito à criação de disciplina Obrigatória e Eletiva, como suporte, que contemple auxiliar à superação das dificuldades, facilitando o percurso na Universidade no período específico da meia-idade.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work covers the context of the Library Science Course, Faculty of Library and Communication, Federal University of Rio Grande do Sul, and presents the subjects of the study as the Mid-Graduation. The objective is to verify the barriers experienced by middle-aged undergraduates of the FABICO / UFRGS Librarianship Course, from the entrance to the diploma, corresponding to the eight stages, considering the limitations of this specific phase of life, with reduced memory, sight and hearing, onset of menopause, age diseases and others. It addresses its theoretical framework with the aim of answering the research problem, about information and knowledge, social and digital inclusion, the cycle of human development: middle age and the formation of the Librarian. It exposes the Biblioteconomy Course, through which the subjects of the study travel and interact, experiencing the environments of knowledge, in ages between 45 and 59 years, approximately. It explains the methodology used in a research of qualitative approach, of basic nature and exploratory character and uses the case study. It investigates the question with the subjects in the data collected through interview and after proceeds in its examination and analysis Presents Cases of the stories of life histories of the middle-aged graduates, in order to add wealth to the study. Based on the analysis, the results are verified with the identification of barriers experienced by middle-aged undergraduates in the course of the academic formation of FABICO / UFRGS Librarianship. They result, among others, barriers, access and use of Information and Communication Technologies, such as computer with Internet access, reading comprehension and textual production. The suggestion proposed in this work, to favor the experiences of the students in the period of formation of the Librarianship Course, concerns the creation of compulsory and elective discipline, as a support, which contemplates helping to overcome difficulties, facilitating the course in the University in the specific period middle age.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity in Middle ageen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomiapt_BR
dc.subjectExperiences and barriers of middle-aged undergraduates, FABICO / UFRGS Librarianship Courseen
dc.subjectAlunos de graduaçãopt_BR
dc.subjectInformation and Knowledgeen
dc.subjectSocial Inclusion and Digital Inclusionen
dc.subjectAcademic Background of the Librarianen
dc.titleUniversidade na...meia-idade... : graduandas do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062423pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record