Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional
dc.contributor.author | Scholl, Ana Paula | pt_BR |
dc.contributor.author | Finger, Ingrid | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-26T02:33:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4301 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/175079 | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, 2007). O objetivo do presente estudo foi investigar quais fatores relacionados a uma experiência linguística são associados à proficiência autoavaliada pelos usuários de uma língua adicional. Para esse fim, correlacionamos variáveis da experiência linguística de 535 participantes brasileiros falantes de inglês como língua adicional com a proficiência reportada por eles no Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Os resultados sugerem que os fatores relacionados a marcos de idade, tempo de imersão e uso atual da língua associam-se de forma significativa à proficiência autorreportada pelos participantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Researchers suggest that learning additional languages and the experience of using them have an important role in the development of the linguistic competence of an individual (MARIAN,; BLUMENFELD, & KAUSHANSKAYA, 2007). The goal of this study was to investigate which language experience factors are associated with the self-reported proficiency of additional language users. For this purpose, we correlated language experience variables of 535 Brazilian participants, speakers of English as an additional language, with their self-reported proficiency on the Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Results suggest that the factors related to age, time of immersion, and current use of the language are associated to participants’ self-reported proficiency. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2017), p. [689]-699 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Language experience | en |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject | Autoavaliação | pt_BR |
dc.subject | Self-reported proficiency | en |
dc.subject | Language background questionnaire | en |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.title | Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional | pt_BR |
dc.title.alternative | Language experience factors associated to self-reported proficiency by users of English as an additional language | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001064228 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)