Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScholl, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.authorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorFontes, Ana Beatriz Arêas da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-26T02:33:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1984-4301pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175079pt_BR
dc.description.abstractPesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, 2007). O objetivo do presente estudo foi investigar quais fatores relacionados a uma experiência linguística são associados à proficiência autoavaliada pelos usuários de uma língua adicional. Para esse fim, correlacionamos variáveis da experiência linguística de 535 participantes brasileiros falantes de inglês como língua adicional com a proficiência reportada por eles no Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Os resultados sugerem que os fatores relacionados a marcos de idade, tempo de imersão e uso atual da língua associam-se de forma significativa à proficiência autorreportada pelos participantes.pt_BR
dc.description.abstractResearchers suggest that learning additional languages and the experience of using them have an important role in the development of the linguistic competence of an individual (MARIAN,; BLUMENFELD, & KAUSHANSKAYA, 2007). The goal of this study was to investigate which language experience factors are associated with the self-reported proficiency of additional language users. For this purpose, we correlated language experience variables of 535 Brazilian participants, speakers of English as an additional language, with their self-reported proficiency on the Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Results suggest that the factors related to age, time of immersion, and current use of the language are associated to participants’ self-reported proficiency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2017), p. [689]-699pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage experienceen
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectSelf-reported proficiencyen
dc.subjectLanguage background questionnaireen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleFatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicionalpt_BR
dc.title.alternativeLanguage experience factors associated to self-reported proficiency by users of English as an additional language en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001064228pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples