Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Carla Maria Dal Sassopt_BR
dc.contributor.authorCavalheiro, Daniela Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-26T02:32:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175037pt_BR
dc.description.abstractOs dados sobre a vida acadêmica dos alunos vem sendo registrados e mantidos pelas instituições antes mesmo do início dos registros em meio digital. A UFRGS mantém de forma permanente o histórico dos alunos que por ela passam, assim tendo uma rica base de dados sobre o perfil dos alunos e a evolução de currículos de curso durante os anos. Uma questão importante na gestão dos cursos de graduação e, principalmente, na tomada de decisões para melhoria do desempenho dos alunos nos cursos é a carência de acesso pleno aos dados dos históricos de alunos, tanto pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) e pelas Comissões de Graduação (COMGRADs), para permitir análises que comprovem hipóteses sobre causas de atrasos e evasão e decidir medidas quanto a ações a serem tomadas para evitar tais casos. A partir de demandas do NAU do Instituto de Informática e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), este projeto foi planejado para o desenvolvimento de um Painel da Graduação piloto, com acesso a dados privados de alunos e dos cursos, para dar início a uma ferramenta analítica de uso interno na universidade que traga benefícios aos processos de gestão das atividades de ensino da graduação. O protótipo foi implementado como uma aplicação web, integrada ao portal do servidor e uma avaliação preliminar indica que atende aos requisitos básicos colocados pelos NAUs e pela PROPLAN.pt_BR
dc.description.abstractData regarding students performance have been recorded by academic institutions even before digital recording began. UFRGS maintains permanent records of its students, thus having a rich database with the profile of all students that have enrolled courses at least once. This allows also keeping data about their evolution along the courses over the years. An important issue in the management of undergraduate courses and, especially, in the decision making processes to improve students’ performance in the courses is the lack of full access to students’ records, both by the institutional evaluation committees (NAUs) and by the courses coordination committees (COMGRADs). This prevents these committees from analyzing performance data that would prove hypotheses about the causes of delays that often occurs on graduation as well as on evasion. Such analyses would help on decisions about measures to be taken to avoid such cases. Based on demands from both the NAU of the Institute of Informatics and the Pro-Reitoria de Planejamento (PROPLAN, planning department at UFRGS central administration), this project was planned for the development of a pilot Graduation Panel, which provides access to students’ academic record by means of interactive plots that serve as a simple analytical tool. The tool is intended for internal use only to bring benefits for the management of undergraduate activities. The prototype was implemented as a web application integrated into the UFRGS systems, and a preliminary assessment indicates that it meets the basic requirements gathered from NAUs and PROPLAN.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectInformation visualizationen
dc.subjectInstitutional dataen
dc.subjectUndergraduate students’ performanceen
dc.titleVisualização de dados quantitativos como apoio à análise de desempenho de alunos de graduação da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeVisualization of quantitative data to support analysis of performance of UFRGS undergraduate students en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001065121pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples