Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorValiati, Vanessa Amalia Dalpizolpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T02:27:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174831pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo compreender as práticas relacionadas ao consumo de produtos audiovisuais sob demanda em plataformas digitais através da investigação das práticas relacionadas à Netflix na rotina dos seus usuários. O referencial teórico toma como base a Teoria da Prática, na qual a prática é considerada um comportamento rotinizado, com vários elementos interconectados, em uma relação constante entre agentes e objetos. O estudo empírico acontece a partir de entrevistas semiestruturadas e observação dos espaços de consumo — os respondentes foram selecionados por meio de um questionário prévio compartilhado em sites de redes sociais. A investigação acontece com base em cinco eixos: materiais, competências, dinâmicas afetivas, relacionais e espaço-temporais. Em termos gerais, conclui-se que o consumo de conteúdo na Netflix e as práticas relacionadas adquiriram ao longo do tempo um caráter social e recursivo, e assumem também uma dimensão afetiva no cotidiano dos usuários. Nesse sentido, nota-se também o estabelecimento e a reprodução de fluxos de consumo interconectados, nos quais usuários e empresa relacionam-se continuamente: de um lado, há a disponibilização contínua de conteúdo, e do outro, o acesso rotinizado, fragmentado e marcado pela insaciabilidade e autonomia do tempo dedicado à prática, o que favorece a manutenção da estrutura.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to understand consumption habits of on-demand audiovisual products available on digital platforms by investigating how Netflix is incorporated into the routines of its subscribers. The theoretical reference is based on the practice theory, where the practice is a routine behavior with many interconnected elements of a constant relationship between agents and objects. The empirical research is comprised of semi-structured interviews and by observing spaces of consumption – the respondents were selected from a survey made available on social network sites. The research is based on five axes: materials, skills, affective dynamics, relational and space-time. Overall, it is concluded that content consumption in Netflix and related practices acquired a social and recursive character over time, assuming an affective dimension. In this respect, users and companies are constantly relating with one another in a flowing exchange of interconnected consumption. On one hand, there is constant access to content; on the other, there is routine access which can be fragmented and determined by one’s insatiableness and how much time is spent on it, a key to maintaining its structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectPractice Theoryen
dc.subjectNetflixpt_BR
dc.subjectDigital platformsen
dc.subjectOn-demand audiovisualen
dc.title“Você ainda está assistindo?” : o consumo audiovisual sob demanda em plataformas digitais e a articulação das práticas relacionadas à Netflix na rotina dos usuáriospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001064136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples