Letramento espacial como uma pré-paração pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental: compreendendo os processos de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Costella, Roselane Zordan | pt_BR |
dc.contributor.author | Leonhardt, Marina Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T02:27:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174830 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa versa sobre o letramento espacial, a partir da possibilidade de concebê-lo como pré-paração pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Onde a partir de uma base metodológica qualitativa, observações em turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, foram realizadas em escolas de ensino público (estadual e municipal) e particular no município de Porto Alegre, assim como questionários aplicados as professoras regentes das turmas. Tornando-se crível analisar os processo de aprendizagem partiu-se das bases teóricas de Castrogiovanni (2000), Costella(2008), onde é possível explanar sobre o letramento espacial e noções projetivas espaciais. Seguindo cinco capítulos, estes apresentando: a metodologia utilizada durante a pesquisa, significação e adequação sobre o uso do termo letramento; noções projetivas espaciais e como se desenvolvem nos processos de aprendizagem dxs estudantes; a formação e letramentos dxs docentes; debate e reflexão sobre os dados levantados durante a pesquisa, afinando o olhar sobre o ensino de Geografia no município de Porto Alegre; conclusões parciais da pesquisa. Para assim ser possível o reconhecimento e compreensão do letramento espacial como uma grande possibilidade dentro do ensino de Geografia. | pt_BR |
dc.description.abstract | La presente investigación versa sobre el letramento espacial, a partir de la posibilidad de concebirlo como pre-paración pedagógica para los años iniciales de la Enseñanza Fundamental. En el marco de una base metodológica cualitativa, observaciones en grupos de 3º y 4º años de la Enseñanza Fundamental, se realizaron en escuelas de enseñanza pública (estatal y municipal) y particularmente en el municipio de Porto Alegre, así como cuestionarios aplicados a las profesoras regentes de las clases . En el caso de que se trate de un proceso de aprendizaje, se partió de las bases teóricas de Castrogiovanni (2000), Costella (2008), donde es posible explicar sobre el letramento espacial y nociones proyectivas espaciales. Siguiendo cinco capítulos, estos presentando: la metodología utilizada durante la investigación, significación y adecuación sobre el uso del término letramento; nociones proyectivas espaciales y cómo se desarrollan en los procesos de aprendizaje de lxs estudiantes; la formación y las letras de lxs docentes; debate y reflexión sobre los datos levantados durante la investigación, afinando la mirada sobre la enseñanza de Geografía en el municipio de Porto Alegre; conclusiones parciales de la investigación. Para así ser posible el reconocimiento y comprensión del letramento espacial como una gran posibilidad dentro de la enseñanza de Geografía. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enseñanza-aprendizaje | es |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Letra del espacio | es |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Relaciones espaciales | es |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Letramento espacial como uma pré-paração pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental: compreendendo os processos de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001063921 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Geografia (462)