Atletas brasileiros de judô nos jogos olímpicos (1972-1988) : versão histórica difundida pela Revista Veja
dc.contributor.advisor | Mazo, Janice Zarpellon | pt_BR |
dc.contributor.author | Ledur, Josiana Ayala | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T02:27:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174780 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa foi analisar as representações sociais construídas acerca da participação dos atletas brasileiros de Judô nos Jogos Olímpicos, a partir das reportagens veiculadas na Revista Veja no período situado entre os anos 1972 a 1988. Este estudo adotou como metodologia a pesquisa documental, valendo-se da coleta de informações nas edições disponíveis no acervo Digital da Revista Veja. Como instrumento de análise, elegemos o método proposto por Bardin (2011). Após a coleta das reportagens, as informações foram agrupadas por elementos de mesma classe ou grupo e foram divididas em categorias. Das três categorias que emergiram neste estudo, o foco esteve direcionado a relacionar a imagem dos judocas a expectativas de medalhas, a relações familiares e ao treinamento e desempenho. A análise ainda revelou que a visão acerca dos judocas ao ser retratada pela Veja no período delimitado para este estudo refletiu um momento em particular vivenciado pelo Judô brasileiro. A revista por ser um instrumento midiático que se utiliza discursos para atingir a população, apontando tendências e formando ideias, deve ser olhado com criticidade, pois muitas vezes traz imagens estereotipadas, distorcidas ou fragmentadas. Deste modo, é necessário atentar para a superficialidade e parcialidade destes discursos e suas consequentes repercussões. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research was analyze the social representations built about the participation of Brazilian Judo athletes in the Olympic Games, based on the reports published in Veja magazine between 1972 and 1988. This study adopted as a methodology the documentary research, using the information available in the editions of Digital Collection of Veja Magazine. As an instrument of analysis, we chose the method proposed by Bardin (2011). After collecting the reports, the information was grouped by elements of the same class or group and were divided into categories. Considering the three categories that emerged in this study, the focus aimed to relating the image of judo athletes with medal expectations, family relationships, and training and performance. The analysis also revealed that the vision about the athletes when being portrayed by the Veja in the period delimited for this study reflected a particular moment experienced by Brazilian judo. The journal, because it is a media instrument that uses discourses to reach the population, pointing out tendencies and forming ideas, must be viewed with criticality, as it often brings stereotyped, distorted or fragmented images. In this way, it is necessary to look at the superficiality and partiality of these discourses and their consequent repercussions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Olympic Games, | en |
dc.subject | Jogos olímpicos | pt_BR |
dc.subject | Judo, | en |
dc.subject | Judô | pt_BR |
dc.subject | Veja Magazine, | en |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Social Representations | en |
dc.title | Atletas brasileiros de judô nos jogos olímpicos (1972-1988) : versão histórica difundida pela Revista Veja | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001063118 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1266)