Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbernaz, Renata Ovenhausenpt_BR
dc.contributor.authorMüller, Luiz Carlos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174753pt_BR
dc.description.abstractO curso de Administração Pública vem ganhando destaque nos últimos anos em função da necessidade de uma gestão pública mais qualificada e alinhada com o interesse público. Assim, o tema deste trabalho visa caracterizar qual o modelo de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático, Gerencial e Novo Serviço Público) orienta, predominantemente, o perfil formacional dos cursos de Administração Pública e Gestão Pública oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil na atualidade. Entende-se que avaliando a questão por esta ótica será possível auxiliar na reflexão quanto à formação dos administradores públicos. A caracterização dos cursos se dará pela análise dos projetos pedagógicos, currículos e ementas das disciplinas. Tal caracterização basear-se-á na revisão de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, ANPAD, entre outras, além de livros técnicos da área estudada. Será objeto de estudo os cursos de Administração Pública e Gestão Pública com avaliação 4 e 5 no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). Para alcançar o objetivo deste trabalho, será utilizada a metodologia indutiva na qual, a partir de dados particulares infere-se uma verdade geral. Busca-se com este trabalho contribuir com o desenvolvimento da Administração Pública brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe Public Administration course has been gaining prominence in recent years due to the need for more qualified public management and aligned with the public interest. Thus, the theme of this work is to characterize the Public Administration (Patrimonialist, Bureaucratic, Managerial and New Public Service) model, which predominantly guides the formative profile of the Public Administration and Public Management courses offered by federal higher education institutions (IFES) in Brazil today. It is understood that evaluating the question from this point of view will be able to help in the reflection regarding the formation of public administrators. The courses will be characterized by the analysis of the pedagogical projects, curricula and menus of the disciplines. Such characterization will be based on the review of scientific articles published in the platforms Scielo, ANPAD, among others, besides technical books of the studied area. The courses of Public Administration and Public Management with evaluation 4 and 5 will be studied in the last Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). To reach the objective of this work, the inductive methodology will be used in which, based on particular data, a general truth is inferred. This work seeks to contribute to the development of the Brazilian Public Administration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic Administrationen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectPublic Managementen
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectNew Public Serviceen
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectBureaucracyen
dc.subjectPatrimonialismen
dc.titleFormação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064143pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples