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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorBatista, João Mateus Espíndola da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174738pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço da tecnologia e o mercado ainda mais competitivo, as empresas estão tendo que inovar cada vez mais. Exige-se das empresas produtos com qualidade e um atendimento diferenciado aos seus clientes. Para isso, algumas empresas estão percebendo que devem dedicar esforços a valorizar o seu principal ativo: as pessoas. Em meio a rapidez do acesso a informação e da vontade de alguns empreendedores em realizar algum serviço novo ou criar algum produto surgem as micro e pequenas empresas. Muitas delas já são formadas dedicando algum profissional a pensar e executar as ações da área de Gestão de Pessoas. Dado que a literatura existente até o momento, aborda em grande parte, grandes organizações, o presente estudo objetivou sete organizações com o perfil de micro e pequenas do setor de tecnologia e serviços. Utilizou-se da realização de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, de modo a identificar as práticas de Gestão de Pessoas adotadas e analisar se as mesmas impactam na inovação de tais empresas, bem como quais as principais dificuldades e facilidades no gerenciamento pelos responsáveis. A partir das análises das entrevistas, constatou-se que as empresas pesquisadas não realizam processos formais de Gestão de Pessoas, contudo consideram a área fundamental para o engajamento e a realização do propósito da empresa. Tal informalidade aliada ao grau de importância que é dada à área demonstra que as práticas influenciam na inovação das empresas pesquisadas. O processo de Recrutamento e Seleção mostrou-se como a prática mais estruturada, adotando de ações e ferramentas inovadoras com relação a empresas tradicionais. Como principais dificuldades apontadas foram a escassez de recursos para serem investidos nas áreas, bem como o fato de seus responsáveis atuarem como generalistas. Como principais diferenciais que facilitam o gerenciamento das pessoas foram apontados a comunicação transparente e o empoderamento que é dado aos funcionários. Espera-se que as práticas aqui analisadas juntamente com os referenciais teóricos sirvam de referências às empresas que ainda não possuem uma área dedicada e às que ainda vão surgir.pt_BR
dc.description.abstractWith the advancement of technology and the market even more competitive, companies are having to innovate more and more. It demands of the companies products with quality and a differentiated service to its clients. For this, some companies are realizing that they must dedicate efforts to value their main asset: the people. Amidst the speed of access to information and the willingness of some entrepreneurs to carry out some new service or to create some product, micro and small companies appear. Many of them are already formed dedicating some professionals to think and execute the actions of the People Management area. Given that the literature to date, largely addresses large organizations, the present study aimed at seven organizations with the micro and small profile of the technology and services sector. We used in-depth interviews with a semi-structured road map, in order to identify the practices of People Management adopted and analyze if they impact on the innovation of such companies, as well as what the main difficulties and facilities in the management by those in charge. From the analysis of the interviews, it was verified that the companies surveyed do not carry out formal processes of People Management, however they consider the area fundamental for the engagement and achievement of the company's purpose. Such informality, together with the degree of importance given to the area, shows that the practices influence the innovation of the companies surveyed. The Recruitment and Selection process proved to be the most structured practice, adopting innovative actions and tools in relation to traditional companies. The main difficulties identified were the scarcity of resources to be invested in the areas, as well as the fact that those responsible act as generalists. As key differentiators that facilitate the management of people were pointed to transparent communication and the empowerment that is given to employees. It is hoped that the practices analyzed here along with the theoretical references serve as references to companies that do not yet have a dedicated area and those that will still emerge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectMicro empresapt_BR
dc.subjectPeople management practiceen
dc.subjectTechnology and servicesen
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subjectMicro and small companiesen
dc.subjectInnovationen
dc.titleO impacto das práticas de gestão de pessoas na inovação de micro e pequenas empresas de tecnologia : um estudo no setor de tecnologia e serviços em Florianópolispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064020pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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