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dc.contributor.advisorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sérgio Ferrarinipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174724pt_BR
dc.description.abstractA prática do skate cresce consideravelmente nos últimos anos no Brasil, tendo dobrado o número de praticantes entre 2009 e 2015, somando hoje aproximadamente 8,4 milhões de adeptos a esta prática. No entanto, sendo um esporte moderno, há poucos estudos realizados com a prática do skate e o impacto nos desempenho motor, social e cognitivo. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar os impactos de um programa de intervenção com a prática do skate no desempenho motor, social e cognitivo de crianças e jovens do sexo masculino. Participaram desse estudo 28 meninos, organizados em grupo de intervenção (n=14), grupo de comparação (n=14) e grupo interventivo-associativo (n=7). Os indivíduos foram avaliados no momento pré e pós intervenção com o Bruininsk Oseretski Test-Second Edition e pós com o GONOGO. O grupo interventivo participou de 9 semanas de aulas de skate (1 sessão semanal de 120 minutos). Para a análise dos dados do grupo intervenção e comparação foi utilizado General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo e grupo como uso de teste-t pareado e teste-t independente como post-hoc testes. No grupo interventivo-associativo realizamos uma correlação de Spearman Os resultados indicaram: (1) efeito do grupo para coordenação de membros superiores (p = 0,001), no momento pós-intervenção o grupo interventivo mantendo esta superioridade (p<0,001); (2) interação significativa tempo x grupo para coordenação bilateral (p = 0,054) e efeito do grupo para equilíbrio (p < 0,001) indicando que os o grupo interventivo apresentou desempenho superior ao grupo de comparação no equilíbrio no pós-intervenção (p<0,001) com tamanho de efeito elevado (d=1,79); (3) interações significativas tempo x grupo para corrida e agilidade (p = 0,025) e força (p < 0,001), no pós-intervenção o grupo interventivo demonstrou desempenho superior em corrida e agilidade (p=0,010) o tamanho de efeito foi elevado (d=1,14); (4) em relação a força o grupo interventivo alcançou o desempenho do grupo de comparação no pós intervenção (p=0,208) com tamanho de efeito elevado (d=1,29,); (5) mudança positiva, significativa com alto tamanho de efeito para força (p=0,003, d=0,82) e corrida e agilidade (p=0,017, d=1,11) do pré-intervenção para o pós-intervenção; (6) alta correlação entre as variáveis desempenho motor e controle inibitório. A prática do skate pode influenciar no incremento do desempenho motor e controle inibitório. Apesar de ser uma prática que exige principalmente dos membros inferiores, foi possível observar que os membros superiores também são exigidos durante a prática do skate, contribuindo para realizar com sucesso a performance motora. O skate pode melhorar o desempenho de domínios motores, aspectos sociais e cognitivos de crianças e jovens, sendo assim uma ferramenta benéfica no desenvolvimento motor do indivíduo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSkatept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectDesempenho motorpt_BR
dc.titlePrática do skate de crianças e jovens e impacto no desempenho motor, social e cognitivo : um estudo interventivo e associativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coZanella, Larissa Wagnerpt_BR
dc.contributor.advisor-coSartori, Rodrigo Florespt_BR
dc.identifier.nrb001063608pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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