Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Mariana Zottispt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174723pt_BR
dc.description.abstractO foco dessa pesquisa é o trabalho docente do professorado de Educação Física sua relação com os valores humanos, em uma escola estadual de Ensino Médio, situada na cidade de Porto Alegre, RS. A pergunta que sintetiza o problema de investigação é: quando os planos de aula são organizados, os valores humanos são pensados e estão presentes na aula de Educação Física? O Ensino médio acolhe os estudantes em um momento delicado de suas vidas: a adolescência. Essa fase se caracteriza por um momento de transição à vida adulta onde o professor atua como mediador. O ensino, por sua vez, propõe e exige dos estudantes o trabalho interativo. A peculiaridade desta fase da adolescência consiste em que os estudantes passam por um momento de aprendizagem de atitudes, conceitos e procedimentos de toda ordem. Assim estão mais propícios às influências do contexto que atuam, fato que reforça a importância do trabalho do coletivo docente em relação aos valores humanos e a sua importância perante as ações humanas. O objetivo desse estudo é compreender como o coletivo docente de Educação Física do Ensino Médio tratam os valores humanos em suas aulas. Essa pesquisa se constitui de um estudo de caso de caráter descritivo-explicativo com abordagem qualitativa. Para a construção das informações foi utilizado um questionário respondido por uma professora de Educação Física. Desse modo, pretendemos contribuir para o entendimento do modo com que os professores de Educação Física tratam os valores humanos nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractEl foco de esta investigación és el trabajo docente del profesorado de educación física y su relación con los valores humanos, en una escuela estatal de Enseñanza Media, situada en la ciudad de Porto Alegre, RS. La pregunta que sintetiza el problema de investigación es: ¿cuando los planes de clase se organizan, los valores humanos son pensados y están presentes en la clase de educación física? La enseñanza media acoge a los estudiantes en un momento delicado de sus vidas, la adolescencia. Esta fase se caracteriza por un momento de transición a la vida adulta donde el profesor actúa como mediador. La enseñanza a su vez propone y exige de los estudiantes el trabajo interactivo. La peculiaridad de esta fase de la adolescencia consiste en que los estudiantes pasan por un momento de aprendizaje de actitudes, conceptos y procedimientos de todo orden. Así es más propicio a las influencias del contexto que actúan, hecho que refuerza la importancia del trabajo del colectivo docente en relación a los valores humanos y su importancia ante las acciones humanas. El objetivo de este estudio es comprender cómo el colectivo docente de Educación Física de la Enseñanza media trata los valores humanos en sus clases. Este estudio se constituye de un estudio de caso de carácter descriptivo-explicativo con abordaje cualitativo. Para la construcción de las informaciones utilizamos un cuestionario que fue respondido por una profesora de Educación Física. De este modo pretendemos contribuir al entendimiento del modo en que los profesores de Educación Física tratan los valores humanos en las clases de Educación Física.es
dc.description.abstractThe focus of this research is the teaching work of physical education teachers and their relation with human values, in a high school state school located in the city of Porto Alegre, in the brazilian State of Rio Grande do Sul. The question that sums up the research problem is: when lesson plans are organized, are human values thought and present in physical education class? High school welcomes students in a delicate time of their lives, adolescence. This phase is characterized by a moment of transition to adult life where the teacher acts as mediator. Teaching in turn proposes and requires students to do interactive work. The peculiarity of this phase of adolescence is that students go through a moment of learning attitudes, concepts and procedures of all kinds. Thus, they are more conducive to the influences of the context that act, a fact that reinforces the importance of the work of the teaching collective in relation to human values and their importance to human actions. The objective of this study is to understand how the teaching collective of Physical Education of the Secondary School treats the human values in its classes. This study consists of a descriptive-explanatory case study with a qualitative approach. For the construction of the information we used a questionnaire that was answered by a Physical Education teacher. In this way we intend to contribute to the understanding of the way in which Physical Education teachers treat human values in Physical Education classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTrabajo docentees
dc.subjectValores humanoses
dc.subjectValores humanospt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectHumans valuesen
dc.titleO trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples