Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorVescia, Filipe Veeck dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174711pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar a compreensão de uma turma de meninas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre sobre as aulas de Educação Física relacionadas à exercício físico e saúde. Trata-se de um estudo causal de abordagem qualitativa. A amostra é constituída por 17 sujeitos do sexo feminino. A coleta de dados foi realizada durante o estágio curricular de ensino médio. Foi realizado um questionário no início dos contatos para o diagnóstico e aproximação às alunas, um questionário de auto avaliação ao final do semestre e, por último, um outro questionário para verificar a apropriação sobre processo de construção do programa de exercícios físico. Os dados coletados através dos instrumentos citados acima, foram analisados tendo como referência o objetivo geral do estudo. Para análise de dados, foram aproximadas as respostas dos questionários e do programa elaborado por elas mesmas no esforço de encontrar convergências ou não com o que foi apresentado na literatura. Visto isso, verificou-se que a construção das aprendizagens por parte das alunas no decorrer do processo, ou seja, a produção do programa de exercícios físicos, foi satisfatória, visto que todos contemplavam os conteúdos abordados em aula. Além disso, as meninas no questionário de auto avaliação relataram obter novas aprendizagens nas aulas de Educação Física a partir do que foi desenvolvido nas aulas sobre saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe present study had the aim of analyzing the understanding of a girls group of the 1st year of high school in a public school in Porto Alegre about Physical Education classes related to physical exercise and health. This is a causal study of a qualitative approach. The sample consisted of 17 female subjects. Data collection was performed during the middle school curriculum. A questionnaire was carried out at the beginning of the contacts for the diagnosis and approach to the students, a questionnaire in the self assessment at the end of the semester and, finally, another questionnaire to verify the appropriation about the process of construction of the physical exercise program. The data collected through the instruments mentioned above were analyzed with reference to the general aim of the study. For the analysis of data, the answers of the questionnaires and the program prepared by them in the effort to find convergences or not with what was presented in the literature were approximated. As such, it was verified that the construction of the learning by the students during the process, that is, the production of the physical exercise program, was satisfactory, since all contemplated the contents approached in class. In addition, the girls in the self assessment questionnaire reported to obtain new learning in the Physical Education classes from what was developed on health in the classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScholar Physical Educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchool healthen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHealth Promotionen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.titleSaúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063158pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples