Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCurtis, Maria do Carmo Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Jessica Souza dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T02:31:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174514pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso em design visual tem como objetivo desenvolver um material didático que estimule o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos entre 8 e 11 anos de idade. Esse material didático, baseado nas cinco emoções básicas – alegria, medo, raiva, tristeza e nojo – definidas por Paul Ekman (2003), visa promover uma experiência lúdica, divertida e interativa que incentive o aluno a entender melhor as suas próprias emoções e as emoções dos seus colegas, aumentando assim, o seu nível empático, cognitivo e emocional. A primeira parte do trabalho apresenta a fundamentação teórica, que engloba design social e inovação social, empatia, design emocional e para experiência e material didático. Com base na metodologia do design thinking da IDEO, foi realizada uma imersão em uma escola pública de Porto Alegre, uma análise de similares, brainstorming, definição do conceito e geração de alternativas. A segunda parte do trabalho consiste na seleção das alternativas geradas, desenvolvimento da identidade visual do projeto e de todo material didático. A proposta final apresenta a produção de um material didático socioemocional, denominado “As Cinco Emoções”, composto por um livro infantil, 3 atividades didáticas e um livro do docente. Além de um website onde todos os materiais estão disponíveis para download.pt_BR
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course in visual design aims to develop a didactic material that stimulates the development of the social-emotional abilities of students between 8 and 11 years of age. This teaching material, based on the five basic emotions - joy, fear, anger, sadness and disgust - defined by Paul Ekman (2003), aims to promote a fun, interactive and interactive experience that encourages students to better understand their own emotions and emotions of their colleagues, thus increasing their empathic, cognitive and emotional level. The first part of the paper presents the theoretical foundation, which encompasses social design and social innovation, empathy, emotional design, and experience and didactic material. Based on IDEO’s design thinking methodology, an immersion in a public school in Porto Alegre was carried out, a similar analysis, brainstorming, concept definition and generation of alternatives. The second part of the work consists of selecting the alternatives generated, developing the visual identity of the project and all didactic material. The final proposal presents the production of a social-emotional didactic material, called “The Five Emotions”, composed of a children’s book, 3 didactic activities and a teacher’s book. In addition to a website where all materials are available for download.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDidactic materialen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectVisual designen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectempathyen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectSocial emotionalen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.titleMaterial didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062626pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples