Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLazzari, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorMilan, Gabriel Sperandiopt_BR
dc.contributor.authorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T02:25:53Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1678-4855pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174271pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre o efeito país de origem na percepção de qualidade e na sua intenção de compra. Por meio de uma pesquisa experimental, que compreendeu 198 participantes, divididos em seis subgrupos, foi analisado o efeito gerado pelos estereótipos positivo e negativo do país de origem sobre a qualidade percebida e a intenção de compra de um produto (bebida energética). Na sequência, procedeu-se à análise da capacidade do fortalecimento das expectativas dos consumidores sobre estes efeitos. Os resultados evidenciam a importância do estereótipo do país de origem na percepção do consumidor quanto à qualidade percebida do produto e da sua intenção de compra. Verificou-se que o estereótipo positivo do país de origem foi capaz de promover uma diferença significante nos dois construtos avaliados (qualidade percebida e intenção de compra). Ao comparar os resultados do grupo de controle com o grupo que recebeu a informação de que se tratava de um produto cuja origem era os Estados Unidos (estereótipo positivo), este último apresentou médias superiores.pt_BR
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the influence of strengthening consumer expectations on the country-of- -origin effect on the perceived quality and its intention to purchase. By means experimental research, which comprised 198 participants, divided into six subgroups, we analyzed the effect generated by the positive and negative stereotypes of the country-of-origin on the perceived quality and purchase intent of a product (energy drink). After that, we proceeded to the analysis of strengthening of consumer expectations capacity on these effects. The results show the importance of the stereotype of the country of origin on consumer perception of the perceived quality of the product and of its intention to purchase. It was found that the positive stereotype of the country was able to promote a significant difference both two constructs (perceived quality and purchase intent). By comparing the control group results with the group that received the information that it was a product whose origin was the United States (positive stereotype), the latter showed higher means.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento. Ijuí. Vol. 14, n. 35 (2016), p. 344-376pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCountry-of-origin effecten
dc.subjectIntenção de comprapt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectConsumer expectationsen
dc.subjectProduto industrializadopt_BR
dc.subjectPerceived qualityen
dc.subjectPurchase intentionen
dc.titleO efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de comprapt_BR
dc.title.alternativeCountry-of-origin effect and the influence of strenghthening consumer expectations on the perceived quality and your purchase intention en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001062899pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples