Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorHoernig, André Felipept_BR
dc.date.accessioned2018-03-30T02:31:54Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174125pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 16 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. As turmas de observação eram as três turmas de ensino médio noturno na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, com docência em duas dessas turmas, no segundo ano e terceiro ano. Os conteúdos de docência foram energia mecânica para o segundo ano e eletromagnetismo para o terceiro ano. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para educação científica. Para enriquecer o processo de ensino, a teoria epistemológica de Thomas Kuhn foi tomada em conta durante o planejamento didático. É importante ressaltar que, embora sendo teorias de aprendizagem distintas, em alguns momentos utilizou-se a teoria de Ausubel, pois em dados momentos acreditou-se ser mais conveniente a utilização desta para enriquecimento das aulas. Com essas ferramentas, buscou-se fugir do que alguns autores chamam de modismo do assim chamado ensino do cotidiano, puramente enciclopédico e que favorece a cultura de almanaque, buscando, ao invés disso, trazer um ensino mais crítico, utilizando experiências que favoreçam o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists in the report of a didactic experience developed from the discipline of Teaching Practice in Physics, offered by the Institute of Physics of UFRGS. A total of 16 class hours were followed by 14 hours of regency classes, held at the UFRGS Application College during the second semester of 2017. The observation groups were the three classes of high school teaching for Youth and Adults, with teaching in two of these classes, in the second year and third year. The contents of teaching were mechanical energy for second year and electromagnetism for the third year. The theoretical basis was based on Vygotsky's sociocultural theory in association with the STS (Science-Technology-Society) perspective for scientific education. To enrich the teaching process, the episthemological framework of Thomas Kuhn was taken into account in didactic planning. It is important to note that, although these learning theories are extremely different, the Ausubel theory was used at some moments, because in some classes the use of this learning theory was more convenient. With these tools, we wanted to escape from what some authors call a fad of the so-called everyday teaching, purely encyclopedic and that favors the culture of almanac, seeking, instead, to bring a more critical teaching, using experiences that favor the development of social and argumentative nature of the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectElectromagnetismen
dc.subjectEJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEnergyen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSTSen
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.titleEnsino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationFísica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples