Cocriação do ensino superior de Administração suportada pela ferramenta Design Thinking
dc.contributor.author | Bolzan, Larissa Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonzales, Rogério Leite | pt_BR |
dc.contributor.author | Antunes, Elaine di Diego | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T02:33:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-0123 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta e discute as sugestões de melhorias, originadas dos acadêmicos brasileiros e portugueses, para o ensino superior de Administração. Com vistas a promover a cocriação do referido ensino, utilizou-se a ferramenta Design Thinking junto a estudantes divididos em grupos que variavam entre 6 e 12 pessoas. Os resultados desta investigação destacam a necessidade de refletir sobre a prática, a integração entre prática e teoria e, sobretudo, como a partir do estabelecimento de relação entre essas ‘traduções’ do conhecimento de gestão se pode desenvolver um Administrador capaz de atuar em um ambiente supercomplexo. Emerge, assim, o imperativo de refletir sobre o potencial da dúvida epistemológica e a forma de suscitá-la nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação no ensino superior de Administração, além de integrar os referidos processos para um desenvolvimento mais efetivo do Administrador. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article introduces and discusses Portuguese and Brazilian students’ suggestions to improve higher education in Business Administration. Aiming at promoting the co-creation in higher education Business Administration the Design Thinking tool was used among students divided in groups of 6 to 12 people. The results of this investigation point out the need to reflect on practice, integration between practice and theory and, above all, how, by establishing the relationship between these “translations” of knowledge about management, it is possible to develop a manager who is able to perform in a very complex environment. It becomes imperative, therefore, the reflection on the potential of the epistemological doubt and how to arouse it in the teaching, learning and evaluating processes in higher education in Business Administration, as well as integrating those processes for the development of a more effective administrator. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | PMKT - Revista Brasileira de pesquisas de marketing, opinião e mídia. São Paulo. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 2017), p. 266-297 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Higher education in Business Administration | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Design Thinking | en |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Suggestions | en |
dc.title | Cocriação do ensino superior de Administração suportada pela ferramenta Design Thinking | pt_BR |
dc.title.alternative | Co-creation of higher education in Business Administration with Design Thinking tools support | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062474 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Applied and Social Sciences (4073)