Conhecimento literário : a experiência da pluralidade
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Data
2010Autor
Tipo
Outro título
Literary knowledge : the experience of plurality
Resumo
Este texto propõe a discussão da importância da imaginação e do lúdico na formação do saber e das razões históricas que excluíram esse saber do conhecimento. Apresenta o discurso filosófico grego como a origem do pensamento racional ocidental, que se constitui a partir da oposição com o pensamento veiculado no discurso mito- poético. Caracteriza o discurso da razão a partir de uma lógica da não contradição e o discurso mito-poético constituído por uma lógica da ambigüidade. Também é evidenciada ...
Este texto propõe a discussão da importância da imaginação e do lúdico na formação do saber e das razões históricas que excluíram esse saber do conhecimento. Apresenta o discurso filosófico grego como a origem do pensamento racional ocidental, que se constitui a partir da oposição com o pensamento veiculado no discurso mito- poético. Caracteriza o discurso da razão a partir de uma lógica da não contradição e o discurso mito-poético constituído por uma lógica da ambigüidade. Também é evidenciada a continuidade dessa divisão no pensamento do séc. XVII, a partir da afirmação da confiança em uma razão que se funda na lógica causal e opositiva. Reitera-se a ideia de que o saber produzido pelo pensamento mito-poético acolhe a experiência e as possibilidades de produzir conhecimento, oferecidas pela abertura à pluralidade, à alteridade e ao descentramento da subjetividade. ...
Abstract
This paper aims to discuss the importance of imagination and ludicism in the formation of lore and the historical reasons that excluded that lore from knowledge. It shows the Greek philosophical discourse as the source of Western rational thinking, which is constituted from the opposition to the thought conveyed in mytho-poetic discourse. The present work characterizes the discourse of reason from a logic of non-contradiction and the mytho-poetic discourse consists of a logic of ambiguity. It a ...
This paper aims to discuss the importance of imagination and ludicism in the formation of lore and the historical reasons that excluded that lore from knowledge. It shows the Greek philosophical discourse as the source of Western rational thinking, which is constituted from the opposition to the thought conveyed in mytho-poetic discourse. The present work characterizes the discourse of reason from a logic of non-contradiction and the mytho-poetic discourse consists of a logic of ambiguity. It also shows the evidence for the continuation of this division in the thinking of the 17th century, from the statement of confidence on a reason based on causal and oppositional logic. We reiterate the idea that lore produced by the mytho-poetic thinking includes the experience and the possibilities of producing knowledge offered by the openness to diversity, otherness and the decentralization of subjectivity. ...
Contido em
Nonada : letras em revista. Porto Alegre. Vol. 1, n. 15 (2010), p. 57-75
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