Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMartins, Ana Taispt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:27:06Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1982-677Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173811pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a refletir sobre as condições simbólicas (Durand, Bachelard) que, no cinema, podem participar da imagem do sucesso a qual, considerada no que exige de consenso e adesão coletiva, é definida a partir da premissa dos estudos do imaginário sobre as representações dos princípios lógicos de antítese, analogia e complexidade, ponderando-se que a relação com a diferença é fundamental para compreender a condição simbólica do sucesso. Com essa premissa, são examinados três dos dez filmes considerados os maiores sucessos (de bilheteria) de todos os tempos: …E o vento levou, Avatar e Titanic. Conclui-se que tanto em Avatar quanto em Titanic existe uma abordagem dualista da alteridade. Já em …E o vento levou, a abordagem é monista. Em quaisquer dos casos, é escamoteada a pluralidade, com a recusa da efetividade do Outro enquanto terceiro.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the symbolic conditions (Durand, Bachelard) that, in the cinema, can take part of the image of success. This, considered in its requirements of consensus and collective adhesion, is defined from the premise of the Imaginary Studies on the representations of the logical principles of antithesis, analogy and complexity, pondering that the relation with the difference is fundamental to understand the symbolic condition of success. With this premise, three of the ten films considered the greatest box-office hits of all time are analyzed: …Gone with the wind, Avatar and Titanic. It is concluded that in both Avatar and Titanic there is a dualistic approach to otherness, while in …Gone with the wind the approach is monistic. In either case, plurality is retracted, with the refusal of the Other’s effectiveness as a third party.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRuMoRes : Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia. São Paulo : USP. Vol. 11, n. 22 (jul./dez. 2017), p. 7-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectSuccessen
dc.titleCampeões de bilheteria e o sucesso como antídoto ao terceiropt_BR
dc.title.alternativeBlockbusters and sucess as the antidote for the third en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001060900pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples