The name on the cover
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Tipo
Outro título
O nome na capa
Abstract
The objective of the present work is to analyze the concept of authorship presented by theoreticians Michel Foucault in the text “What is an author?”, Roland Barthes in “The Death of the Author”, Mikhail Bakhtin in “Questões de Literatura e Estética,” and Wayne Booth in “The Rhetoric of Fiction.” Based on the work of these four thinkers, it is possible to delineate fields in which this image is defined and from which it is put into action. We then propose a view of the literary author, which is ...
The objective of the present work is to analyze the concept of authorship presented by theoreticians Michel Foucault in the text “What is an author?”, Roland Barthes in “The Death of the Author”, Mikhail Bakhtin in “Questões de Literatura e Estética,” and Wayne Booth in “The Rhetoric of Fiction.” Based on the work of these four thinkers, it is possible to delineate fields in which this image is defined and from which it is put into action. We then propose a view of the literary author, which is primarily grounded in four characteristics: the name of the author, its textual body, its documental body, and its axiological body. ...
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de autoria apresentado nas teorias sobre o tema postuladas por Michel Foucault em “O que é um autor?”, por Roland Barthes em “A Morte do Autor”, por Mikhail Bakhtin em “Questões de Literatura e Estética”, e por Wayne Booth em “A Retórica da Ficção”. A partir do trabalho dos quatro pensadores, é possível delinear âmbitos nos quais essa figura se define e a partir dos quais é acionada. É proposta, então, uma visão do autor literário que se ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de autoria apresentado nas teorias sobre o tema postuladas por Michel Foucault em “O que é um autor?”, por Roland Barthes em “A Morte do Autor”, por Mikhail Bakhtin em “Questões de Literatura e Estética”, e por Wayne Booth em “A Retórica da Ficção”. A partir do trabalho dos quatro pensadores, é possível delinear âmbitos nos quais essa figura se define e a partir dos quais é acionada. É proposta, então, uma visão do autor literário que se ancora em quatro características: o nome do autor, o seu corpo textual, o seu corpo documental e o seu corpo axiológico. ...
Contido em
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 55 (dez. 2017), p. 202-212
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Linguística, Letras e Artes (2707)
Este item está licenciado na Creative Commons License