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dc.contributor.advisorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.contributor.authorBarzotto, Carlos Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:26:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173720pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo analisar três novos documentos curriculares brasileiros, as Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCCs), dos anos de 2015, 2016 e 2017, que são tentativas de construir um currículo unitário para o Brasil. Baseado nos estudos de currículo culturais e pós-estruturalistas e em pensadores sobre teoria da História, como Reinhart Koselleck, Paul Ricoeur e Hayden White, foram analisadas a construção de narrativas históricas nas três versões desses documentos, assim como as configurações identitárias (re)elaboradas a partir do saber histórico elencado como essencial. Tendo em vista um processo de neoliberalização que marcou a construção dessas Bases, foi argumentado aqui que as identidades das minorias se tornaram cristalizadas e exotizadas. A pluralidade de concepções de temporalidades contemplada, mesmo que de forma incipiente, na primeira versão foi suprimida nas duas últimas versões da BNCC em detrimento das temporalidades europeias, especificamente aquela característica do conceito moderno de história. Esse trabalho, portanto, contribuiu para uma ainda escassa produção sobre as Bases Nacionais Comuns Curriculares, da mesma forma como contribuiu para pensar nos discursos que constituem identidades no espaço escolar por meio de Ensino de História.pt_BR
dc.description.abstractThis work had as its goal to analyze three new brazilian curricular documents, the Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCCs), of 2015, 2016 and 2017, that are attempts to construct a unitary curriculum to Brazil. Based on cultural and post-estructuralist studies of curriculum and on History’s theorycal thinkers, as Reinhart Koselleck, Paul Ricoeur and Hayden White, were analyzed the construction of historical narratives in the three versions of this documents, as well as the identity configurations (re)elaborated from the historical knowledge listed as essential. In view of a neoliberalization process that marked the construction of these documents, it was argued that the identities of the minorities became crystallized and were exotized. The plurality of conceptions of temporalities contemplated, even in an incipient way, at the first version was suppressed of the two latest versions of BNCC in detriment of the European temporalities, specifically that ones featured by the modern History concept. This work, therefore, contributed for a still scarce production about the Bases Nacionais Comuns Curriculares, in the same way as it contributed to think about the discourses that constitute identities in the school through History teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectNarrativa históricapt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectTemporalityen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectCurriculumen
dc.titleConstituindo um sujeito-histórico : identidades e narrativas (re)criadas nas três versões da Base Nacional Comum Curricular de História (2015, 2016, 2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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