Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Gabrielle Gazapinapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:26:07Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173715pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está inserido na área dos estudos sobre Educação e Relações de Gênero e Sexualidade e versa sobre uma etnografia realizada no espaço do TransENEM, um curso pré-vestibular de ensino popular localizado em Porto Alegre e voltado para pessoas transexuais, mulheres travestis e LGB inclusivo. Meu intuito neste ambiente foi o de analisar em que medida a experiência compartilhada nele é diferente da vivida em instituições tradicionais de ensino, as quais muitas vezes são hostis à pessoas que carregam uma identidade de gênero ou orientação sexual divergente daquela estabelecida pela sociedade heteronormativa. Além disso, tive por objetivos específicos apurar como dá-se a atividade desenvolvida pelo curso, ou seja, quais as metodologias e didáticas utilizadas, quais as relações estabelecidas com o conhecimento e, por último, se o corpo discente participa da construção deste mesmo conhecimento. A pesquisa, portanto, é fruto de uma intensa convivência com professores(as), alunos(as) e organização do coletivo, em momentos que foram de observações participantes em aulas, assembléias, seminários e eventos, até a realização de entrevistas individuais dispostas por falas trazidas na dissertação. Os dados obtidos e aqui retratados apontam para um grande trabalho de acolhimento, inclusão e empoderamento possibilitado pelo TransENEM.pt_BR
dc.description.abstractThe current study belongs in the area of research regarding Education and Gender and Sexuality Relations, and it is about an ethnography performed in the space of TransENEM, an accessible pre-university teaching course located in Porto Alegre that is directed to transgender people, women transvestites and LGB inclusive. My intent in this environment was to analyze in what extent the experience shared in it is different than the experience lived in traditional educational institutions, which oftentimes are hostile to people that carry gender identities or sexual orientation divergent than the one established by the heteronormative society. Besides that, I had as specific purpose to investigate how is the activity developed by the course, in other words, what methodologies and didactics are used, what are the relations established with the knowledge and, at last, if the student body participates on the construction of this same knowledge. The research, therefore, is a fruit of an intense coexistence with professors, students and the collective organization, in moments that were of observations present in assemblies, seminars and events, until the accomplishment of individual interviews that are arranged in speechs brought in the dissertation. The data acquired and hereby portrayed point out to a grand work of acceptance, inclusion and empowerment made possible by TransENEM.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransEnempt_BR
dc.subjectGender and Sexualityen
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectTravestilidadept_BR
dc.subjectMovimento LGBTpt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleTransENEM POA : etnografia sobre um curso pré-vestibular de educação popular voltado à pessoas transexuais, mulheres travestis e LGB inclusivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061544pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples