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dc.contributor.advisorLindner, Edson Luizpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Maiara Rosapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-20T02:26:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173575pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico, por meio de um grupo de pesquisa em ciências e com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização dessas atividades. Com essa iniciativa, procurou-se disseminar ações de pesquisa entre as estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos através dos conteúdos trabalhados. A pesquisa consistiu em dez encontros presenciais, que ocorreram nas dependências da própria escola, utilizando-se da modalidade da pesquisa-ação como método de investigação e da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. O estudo evidenciou que, por meio dessas atividades e discussões, as alunas puderam compreender a importância e as contribuições da ciência e da pesquisa para a construção do conhecimento científico, bem como a melhoria das ações na comunidade onde vivem. Além disso, esse contato com a pesquisa científica pôde modificar o modo como elas veem o mundo a sua volta, o que poderá refletir na formação de cada uma enquanto cidadã.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation reports the experience of a study carried out with high school students of a public school in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, whose purpose was to promote the teaching-learning process with activities related to the scientific area, through a research group in sciences and with the support of a Virtual Learning Environment to carry out these activities. With this initiative, we sought to disseminate research actions among the students, providing debates and stimulating the production of thoughts through the subjects worked. The research consisted of ten face-to-face meetings that took place inside the school itself, using the research-action modality as an investigation method and the Discursive Textual Analysis to analyze the data. The study evidenced that, through these activities and discussions, the students were able to understand the importance and contributions of science and research to the development of scientific knowledge, and improvement of actions in the community where they live. In addition, this contact with scientific research could change the way they see the world around them, which could reflect in the formation of each one as a citizen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearch in Basic Educationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSecondary Educationen
dc.subjectVirtual Learning Environmenten
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectResearch Groupen
dc.titleGrupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061635pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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