Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorProto, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-20T02:26:16Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173536pt_BR
dc.description.abstractO respectivo trabalho se propõe a ser uma reflexão poética sobre a minha produção artística realizada entre os anos de 2016 e 2017, apresentando também uma pesquisa teórico-prática sobre as relações construção do signo, a partir do fluxo semiótico entre palavra e imagem. A pesquisa apresenta trabalhos multimídia, em uma proposta de expografia, buscando um debate político vigente. Esta monografia irá abordar o processo conceitual e processual na elaboração de sete obras que dialogam entre si e também a partir do principal objeto de estudo teórico, o signo. Questões sobre interatividade, imagem, linguagem, arte e política e a relação com o espectador são alguns dos conceitos teóricos apresentados e discutidos juntamente com a produção prática. A pesquisa também propõe o estudo de teóricos como Lucia Santaella e Horst Bredekamp, além de apresentar artistas referenciais como Betty Leirner, Juliana Stein, Jonathas de Andrade, Valesca Soares, Chelpa Ferro, entre outros. A partir destas preposições, minha produção artística será desmembrada, a fim de compreender as construções sociais dos signos na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractThis monography proposes to be a poetic reflexion about my artistic production realized between the year of 2016 and 2017, also presenting a theoric-practical research about the construction relations of the sign, as a result of the semiotic flux between words and images. The research presents multimedia artworks, as an expography proposal, in a search of an engagement with the political debate. This paper will present my conceptual and processual process in the elaboration of seven artworks that dialogue with each other and also about the main research object, the sign. Topics such as interactivity, image, language, art and politics and the relation with the spectator are a few of the theoric concepts presented and discussed along with the practice production. This research proposes the study of reference researchers, as Lucia Santaella and Horst Bredekamp, besides presenting reference artists, such as Juliana Stein, Paulo Bruscky, Valesca Soares, Chelpa Ferro, Lygia Pape, between others. Throughout these prepositions, my artistic production will be dismembered, in order to understand the construction of the social signs in the contemporaneity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImageen
dc.subjectProducao artisticapt_BR
dc.subjectSignen
dc.subjectSignopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectProcessen
dc.subjectPalavrapt_BR
dc.subjectWorden
dc.subjectInstallationen
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectEspectadorpt_BR
dc.subjectInstalação (Arte)pt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.titleEntrelinhas : estratégias instalativas e processos poéticos acerca da construção do signopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem