Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorReis, Lucianopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-17T02:32:10Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173503pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe o uso da música como recurso pedagógico em sala de aula. Existem outras iniciativas do uso da música neste contexto, entretanto o emprego desta forma de arte costuma trazer a música como veículo do conteúdo – similar a outras mídias, como revistas, jogos, vídeos - e não como o foco de estudo. A proposta então sugerida é a utilização da música como foco de estudo, não no sentido de estudar geografia em sala de aula, não como ferramenta didática apenas, mas mostrando ao aluno como estudar usando a geografia como ferramenta metodológica. Na genética da música se encontram conceitos como: ambiente, industrialização, tecnologia, urbanização, luta de classes, meio informacional, espacialização de elementos culturais, taylorismo e alienação. A presente pesquisa focou-se em alguns destes elementos: ambiente urbano/industrial - mais precisamente Birmingham e Black Country, no Reino Unido; as relações humanas e alguns conceitos relacionados a este meio; os sons do meio industrial e do urbano; a música relacionada a estes meios. Procura auxiliar a encontrar resposta para um questionamento muito comum na escola: "Para que serve a geografia na minha vida?" A geografia não está apenas na sala de aula ou no livro didático, ela está presente na realidade do aluno. É necessário aproximar os conceitos geográficos da realidade do aluno para que a geografia cumpra um de seus papeis mais importantes: permitir a leitura da realidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes the use of music as a pedagogical resource in the classroom. There are other initiatives to use music in this context, however the use of this art form is usually considered as a vehicle for content – similar to other media such as magazines, games, videos - and not as the focus of study. The suggested approach is the use of music as the focus of the study, not in the sense of merely studying geography in the classroom, as well as not only as a didactic tool, but, instead, showing to the student how to learn using geography as a informational tool which deals with the spatialization of cultural elements, Taylorism, alienation, and the like. The present research is focused in some of these elements: Industrial and urban environment - more precisely Birmingham and Black Country, in the United Kingdom; the human relations and some concepts related to this environment; the sounds of the industrial and urban surroundings; the music related to these environments. This research seeks to find possible answers to a very common question in school: "What is the use of geography in my life?". Geography is not only in the classroom or in a textbook, it is present in the student's reality. It is necessary to approximate the geographic concepts to the reality of the student for geography to fulfil one of its most important roles: allow the reading of reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMusicen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectIndustrializaçãopt_BR
dc.subjectIndustrialisationen
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectGeographyen
dc.titleA manifestação artística no ambiente urbano industrialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063187pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples