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dc.contributor.authorBauer, Daniela de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:32:11Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1415-1928pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173419pt_BR
dc.description.abstractEste artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários. Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE); transferência do português (L1); ensino comunicativo de pronúncia; fonologia segmental e suprassegmental.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to verify how an EFL coursebook approaches the teaching of the phonetic-phonological aspects of the target language in communicative classroom activities. In order to reach this goal, we analyze not only if the pronunciation activities proposed in the book aim to build a communicative environment, but also whether the phonetic-phonological aspects covered throughout the coursebook prove relevant to Brazilian learners of English. The results obtained suggest that the coursebook analyzed presents a wide variety of communicative pronunciation activities. However, given the fact that this material is not aimed solely to Brazilian learners of English, it does not entirely fulfill the necessities shown by learners whose L1 is Brazilian Portuguese. This considered, teachers play a very important role in both selecting and adapting the activities that best suit their learners’ needs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 287-314pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectForeign Language Acquisitionen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectL1-L2 transferen
dc.subjectCommunicative pronunciation teachingen
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectSegmental and suprasegmental phonologyen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeCommunicative pronunciation teaching in an EFL Classroom for Brazilian learners: analysis of a coursebook en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000821100pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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