Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
View/ Open
Date
2009Type
Title alternative
Contributions of Relevance Theory for text interpretation: a demonstration through humor texts
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conce ...
A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados. ...
Abstract
Relevance Theory is currently an important paradigm in Pragmatics. This article aims to show some contributions of this theory for text interpretation activities in school through the analysis of humor texts. Some important concepts of the theory, through which the analysis is done, are here presented. A reflection on the school practice of text interpretation is also proposed in the light of Relevance Theory concepts, suggesting reading activities which aim at raising awareness regarding the i ...
Relevance Theory is currently an important paradigm in Pragmatics. This article aims to show some contributions of this theory for text interpretation activities in school through the analysis of humor texts. Some important concepts of the theory, through which the analysis is done, are here presented. A reflection on the school practice of text interpretation is also proposed in the light of Relevance Theory concepts, suggesting reading activities which aim at raising awareness regarding the inferential aspect of the utterance interpretation. ...
In
Linguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 12, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 33-48
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39774)
This item is licensed under a Creative Commons License