Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Susiele Machry dapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:31:45Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1415-1928pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173376pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos o tratamento dispensado ao componente fonético-fonológico em duas séries de materiais didáticos voltadas ao ensino do português brasileiro (LE) para aprendizes argentinos. Concentramo-nos, especificamente, no ensino do sistema vocálico. A análise dos materiais revela que, ainda que as oposições em posição tônica sejam abordadas pelas duas séries, há pouca sistematicidade no que diz respeito à posição átona. As pós-tônicas não-finais são tratadas por ambas as coleções, ao passo que a variação da pré-tônica é marginalmente abordada. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de materiais que abordem a variação do sistema vocálico átono, bem como ressaltam o papel fundamental da formação teórica do profissional de ensino para uso eficiente desses materiais.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we investigate the teaching of phonetic-phonological aspects of Brazilian Portuguese as a Foreign Language in two series of coursebooks aimed at Argentinean learners. We concentrate our discussion on the teaching of the Brazilian Portuguese vowel system. Our analysis has shown that, even though the two collections concentrate on the teaching of stressed vowels, there is little agreement with regard to the teaching of vowels in unstressed positions. Final unstressed vowels are approached in the two teaching materials, whereas pretonic variation is marginally addressed. The results in this study highlight the important role to be played by a consistent theoretical basis brought by teachers when using these materials.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 16, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 131-153pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPhonological acquisition of Brazilian Portuguese as a Foreign Languageen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectBrazilian Portuguese vowel systemen
dc.subjectAnalysis of teaching materialsen
dc.subjectSistema vocálicopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleM[e]nino ou m[i]nino? Bol[o] ou bol[u]? : O tratamento das vogais do português brasileiro (LE) por manuais voltados a aprendizes argentinospt_BR
dc.title.alternativeM[e]nino or m[i]nino? Bol[o] or bol[u]? The teaching of Brazilian Portuguese vowels (FL) in coursebooks for Argentinean learners en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000895296pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples