Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:31:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1806-3993pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173373pt_BR
dc.description.abstractO propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa construir uma parceria entre universidade e escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que repercutam na formação inicial dos licenciandos. Para o estudo em questão, privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o Pibid como uma experiência de residência docente, organizado portanto com base em articulações ou parcerias e operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do Pibid reside, em grande parte, na ideia de se aproximar formação inicial e formação continuada, fazendo assim com que a formação aconteça em tempos e espaços simultâneos. Ao concebermos a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites entre formação inicial e continuada. Desse modo, a escola se revelaria também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present reflections produced within the Institutional Program of Scholarship of Teaching beginners (Pibid/UFRGS), subproject of History, aimed at building a partnership between University and School able to bet on new pedagogical postures that can develop inside the school and that resonate in the initial formation of the undergraduates. We favor a conceptual category: realize Pibid as a teaching residency experience, from the joints or partnerships operating with the idea that the success of Pibid action strategy lies largely in the fact that approximate the initial training and continuing education, raising the possibility of this happening to time and simultaneous spaces. To perceive the school as a privileged space for this meeting, we redefine the boundaries of what consists initial and continuing training. Thus, the school is also revealed as a space of formation of new protagonists to the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória Hoje. Florianópolis. Vol. 4, n. 8 (2015), p. 366-388pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPibiden
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleConexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docentept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000985310pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples