Indicadores da produção científica e co-autoria : análise do departamento de Ciências da Informação da UFRGS
dc.contributor.author | Costa, Josiane Gonçalves da | pt_BR |
dc.contributor.author | Vanz, Samile Andrea de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T02:25:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/173219 | pt_BR |
dc.description.abstract | Através da Bibliometria, investigam-se as características de 248 documentos publicados pelos docentes do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2000 e 2008. O objetivo do estudo foi delinear o perfil de publicação departamental em relação aos seguintes indicadores: tipologia dos documentos, assunto, idioma, ano e local de publicação, redes de colaboração, títulos de periódicos e eventos utilizados como canais de comunicação científica. Os resultados indicam uma tendência à pesquisa colaborativa entre os docentes investigados, seus colegas e alunos da faculdade (74,3%), e revelam que anais de eventos e periódicos nacionais são os canais mais utilizados pelos professores para comunicação científica. Destaca como eventos mais utilizados para publicação o CBBD e INTERCOM e aponta a revista Em Questão (publicação eletrônica da faculdade) como principal periódico. Reforça a ideia de que a Ciência da Informação no Brasil ainda é um campo em formação, sem padrões próprios de comportamento em relação à comunicação científica. Conclui que a Bibliometria é um método eficiente para coleta de subsídios à tomada de decisões no âmbito das políticas cientificas e da gestão de bibliotecas, mas requer atenção quanto à interpretação dos resultados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This bibliometric study investigates the characteristics of teachers’s scientific production (PI) on DCI/UFRGS, published and recorded in SABi between 2000 and 2008 with the aim of study the publication’s profile using the indicators: Document Type, Publication Year, Country, Co-authors, Subjects, Proceedings and Journals used as a channel of scientific communication. It’s reveals a tendency to collaborative research between teachers and FABICO’s students and teachers (74.3%). Brazillian proceedings and periodicals are the most important channels of scientific communication. The most important events were: CBBD and INTERCOM. The journal Em Questão (FABICO’s electronic journal) was often used and as a channel of scientific communication. Information Science is still a field in training in Brazil, without standards of scientific communication’s behavior. Bibliometrics is an efficient method to collect subsidies for science decision making, but it requires attention as results’s interpretation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, SC. Florianópolis. Vol. 17, n. 33 (jan./abr. 2012), p. 97-115 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bibliometria | pt_BR |
dc.subject | Bibliometrics | en |
dc.subject | Co-autoria científica | pt_BR |
dc.subject | Scientometrics | en |
dc.subject | Scientific Production | en |
dc.subject | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject | Scientific Collaboration | en |
dc.subject | Co-authorship | en |
dc.subject | Information Science | en |
dc.title | Indicadores da produção científica e co-autoria : análise do departamento de Ciências da Informação da UFRGS | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific production’s indicators and co-authorship: analysis of information science department at ufrgs | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000828675 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39124)Ciências Sociais Aplicadas (3965)