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dc.contributor.advisorMaffessoni, Daianapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Maíra dospt_BR
dc.date.accessioned2018-02-27T02:23:50Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172886pt_BR
dc.description.abstractDevido aos grandes desafios ambientais da última década, a Educação Ambiental vem ganhando destaque e maior atenção por parte da sociedade, como um importante agente transformador da realidade. Aliado a isso, há a mais amplamente disseminada estratégia de proteção da natureza que são as Unidades de Conservação (UCs). No munícipio de Osório localiza-se a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) que é uma unidade de conservação (UC) de uso sustentável, criada com o objetivo de proteger as lagoas, áreas alagadas, banhados e campos, além das espécies de fauna e flora da região. Representa 9% da área total do munícipio, dividida por 3 segmentos, sendo alvo deste estudo o segmento sul, por englobar dentro de seus limites uma área com maior adensamento populacional, o distrito de Santa Luzia, que é a única comunidade diretamente afetada pela UC. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de áreas com potencial para realização de atividades de Educação Ambiental e delimitá-las, além de conhecer a comunidade integrante, propor atividades de Educação Ambiental e com tudo fornecer dados que subsidiem o Plano de Manejo da ARIE. O estudo foi realizado com 120 moradores do Distrito de Santa Luzia. Realizaram-se visitas ao local e aplicou-se um questionário para 120 moradores do Distrito, com o intuito de analisar o perfil e o grau de conhecimento de cada entrevistado. O resultado mostrou que 100% dos entrevistados não tinham conhecimento sobre e nem sabiam onde a ARIE estava localizada, mas mostraram-se empenhados para aprender e tornarem-se mais respeitosos com a natureza ao seu redor. Após o resultado, foram sugeridas algumas atividades de educação ambiental para a ARIE visando abranger todas as faixas etárias, para uma melhor convivência e preservação. A pesquisa poderá também servir de modelo para possíveis análises em programas similares em Unidades de Conservação, além de disponibilizar dados para o futuro plano de manejo.pt_BR
dc.description.abstractDue to the great environmental challenges of the last decade Environmental Education has been gaining prominence and greater attention by society, as an important reality transforming agent. Allied to this, there are more widely disseminated nature protection strategies that are as Conservation Units (UCs). In the city of Osório is located the Area of Relevant Ecological Interest (ARIE) which is a conservation unit (UC) of sustainable use, created with the purpouse of protecting the lagoons, wetlands, wetlands and fields, besides the species of the region fauna and flora. It represents 9% of the city total area, divided into 3 segments, being the target of this study the southern segment, since it includes within its limits an area with greater population density, the district of Santa Luzia, which is the only community directly affected by UC. The purpouse of this study was to determine the presence of areas with potential to carry out Environmental Education activities and to delimit them, besides knowing the integral community, to propose Environmental Education activities and to provide data that would support the Management Plan of ARIE. The study was carried out with 120 residents of the District of Santa Luzia. Site visits were carried out and a questionnaire was applied to 120 residents of the District, in order to analyze the profile and degree of knowledge of each interview. The result showed that 100% of respondents were unaware of and did not even know where ARIE was located, but they were committed to learn and become more respectful with the nature around them. After the result, some environmental education activities were suggested for ARIE aiming to cover all the age groups, for a better coexistence and preservation. The research can also be used as a template for possible analyzes in similar programs in Conservation Units, and also provide data for the future management plan.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectReservas naturaispt_BR
dc.subjectARIEen
dc.subjectOsório (RS)pt_BR
dc.subjectConservation Uniten
dc.titleCaracterização das áreas com potencial para a realização de atividades de Educação Ambiental dentro do Segmento Sul da Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE da Região dos Lagos de Osório, Rio Grande do Sul, Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015029pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Ênfase em Biologia Marinha e Costeira: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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