Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLisboa, Silvia Saraiva de Macedopt_BR
dc.contributor.authorBenetti, Márciapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:26:13Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1806-6496pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172693pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe uma abordagem do conceito de credibilidade a partir da articulação do jornalismo com a corrente ilosóica da Teoria do Conhecimento e com as teorias discursivas. Credibilidade jornalística é aqui deinida como um predicado epistêmico atribuído ao enunciador e a seus relatos. Essa atribuição é feita por alguém, em uma relação intersubjetiva, e amparada em valores éticos e morais. Por só ganhar sentido e relevância através de uma percepção sobre o outro, propomos uma nova abordagem do conceito, através da distinção de duas dimensões: a credibilidade constituída do enunciador e a credibilidade percebida pelo interlocutor. A compreensão de que a credibilidade se desdobra nessas duas dimensões permite qualiicar a aplicação do conceito nas pesquisas empíricas.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes an understanding of the concept of credibility from the ields of journalism, philosophy, speciically the heory of Knowledge, and the discourse studies. Journalistic credibility is deined here as an epistemic predicate attributed to enunciator and their reports. his assignment is made by someone, in an intersubjective relationship, and supported by ethical and moral values. By only gaining meaning and relevance through a perception about the other, we propose a new approach to the concept, through two-dimensional distinction: the constituted credibility of the enunciator and the perceived credibility by the interlocutor. he understanding that credibility unfolds in these two dimensions allows qualifying the application of the concept in empirical researches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 14, n. 1 (jan./jun. 2017) p. 51-62pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectCredibilityen
dc.subjectKnowledgeen
dc.titleCredibilidade no jornalismo : uma nova abordagempt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001060319pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples