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dc.contributor.advisorSchwez, Nicolaupt_BR
dc.contributor.authorMachado, Deivid Figueirópt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:26:09Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172686pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior da cidade de Porto Alegre quanto ao conhecimento das áreas de atuação do profissional contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento de dados e com abordagem quantitativa, utilizando a estatística descritiva, a partir da medida de tendência central e da análise de frequência. A população do presente estudo é composta por discentes do curso de Ciências Contábeis de quatro Instituições de Ensino Superior dessa região; já a amostra compreendeu 149 alunos que responderam o questionário. Os resultados apontaram que os principais motivos dos discentes para a escolha da graduação em Ciências Contábeis é o aprimoramento profissional, a boa remuneração da área e a familiaridade com a matemática. Além disso, os resultados revelaram as áreas de Auditoria (interna e/ou externa), Controladoria, Serviço Público e Contabilidade de escritórios e empresas como as áreas em que os alunos possuem mais interesse. Verificou-se que as áreas em que eles possuem mais informações são as mesmas, exceto a de Controladoria. Apesar das limitações da pesquisa, constatou-se que a maioria dos alunos se sente seguro em relação ao conhecimento das áreas de atuação do profissional contábil, tanto no início como no final do curso.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the perception of students entering and graduating from Accounting courses, in Higher Education Institutions, about their knowledge of areas of expertise of the account professional, in the city of Porto Alegre. For this purpose, a descriptive data survey and quantitative approach research were carried out using descriptive statistics, based on the statistical averages and the frequency analysis. The population of the present study is composed by students of the Accounting Sciences course of four Higher Education Institutions; the sample consists of 149 students who have answered the survey questionnaire. The results pointed out that the students' main reasons for choosing the undergraduate degree in Accounting are the professional improvement, the good remuneration in the field and the familiarity with the Mathematics. In addition, the results revealed the areas of Auditing (internal and / or external), Controllership, Public Service and Accounting of offices and companies as the areas in which the students have more interest. It was verified that the areas in which they have more information are the same, except for Controllership. Despite the limitations of the research, it was identified that most of the students feel secure about their knowledge of the accounting professional's areas, both at the beginning and at the end of the course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectAreas of expertiseen
dc.titlePercepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis em relação ao conhecimento das áreas de atuação no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057989pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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