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dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorDi Domenico, Eluizept_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:26:08Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172685pt_BR
dc.description.abstractA formação contábil brasileira necessita fornecer ferramentas de ensino que possibilitem gerar profissionais contábeis qualificados e capazes de acompanhar o desenvolvimento social das organizações. Este estudo analisa em que medida há contribuição do ensino de Contabilidade Gerencial ao mercado de trabalho. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário (Survey) junto a 90 egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de um total de 276, formados entre os anos de 2014 e 2016. Além da análise descritiva, utilizou-se o modelo fuzzy-set Quantitative Comparative Analysis (fsQCA). Quanto ao critério de utilização de práticas contábeis no mercado de trabalho, o estudo indica que 80% dos egressos do curso consideram que o conteúdo contribuiu para sua atuação profissional. A análise fsQCA evidenciou que as cinco disciplinas consideradas apresentam consistência e cobertura, corroborando para a atuação profissional dos egressos. Conclui-se que, a partir dos resultados do estudo, seja possível manter atualizada a proposta do Curso, objetivando uma formação cada vez mais adequada ao profissional contábil.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian accounting community needs to provide teaching tools that enable the generation of qualified accounting professionals to be capable of monitoring the social development of organizations. This study analyzes to which extent the academic teachings contribute for accounting area management in the job market. This paper is a descriptive, qualitative-quantitative study. The data were collected through a questionnaire (Survey) with 90 graduates of the Course of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), a total of 276 graduates, graduated between 2014 and 2016. In addition, the Fuzzy-set Quantitative Comparative Analysis (fsQCA) model was used. Regarding the criterion of the accounting practices in the labor market, the study indicates that 80% of graduates of the course consider that the content contributed to their professional performance. The fsQCA analysis showed that the five considered disciplines present consistency and coverage, corroborating the professional performance of the graduates. It has concluded that, based on the results of the study is possible to keep the course proposal updated, aiming at an increasingly adequate formation for the accounting professional.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidade gerencialpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectJob marketen
dc.subjectManagement accountingen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleContribuição do ensino de contabilidade gerencial ao mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBehr, Arielpt_BR
dc.identifier.nrb001057988pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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