Composição e processo criativo : caminhos musicais
dc.contributor.advisor | Adami, Felipe Kirst | pt_BR |
dc.contributor.author | Bitencourt, Elvys Joubert Calai | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T02:26:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172680 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo a produção fonográfica de sete composições instrumentais de minha autoria para quarteto de guitarra, piano, contrabaixo elétrico e bateria. Neste memorial, descrevo como foi o processo criativo dessas composições, elucidando questões composicionais subjetivas e técnicas e ressaltando os elementos que entendi serem os mais importantes no momento da composição. A concepção do processo criativo foi obtida através da minha experiência musical anterior ao curso de Música Popular e através dos conhecimentos obtidos durante o curso, o qual me colocou em constante pesquisa no que tange ao autoconhecimento criativo. As dificuldades surgidas no processo acabaram se mostrando produtivas, transformando as músicas no momento de suas gravações, indicando que o processo criativo é dinâmico e está em constante transformação. Este memorial é acompanhado pelos áudios com as gravações das composições bem como, das partituras guias de todas elas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This undergraduate project had as principal objective the phonographic production of seven instrumental compositions. These seven songs were composed for quartet of guitar, piano, electric bass and drums. In this memorial, I describe how the creative process happened in these compositions, clarifying compositional, subjective and technical questions, focusing on pointing out the elements that I found being the most important on the moment of composition. The conception of the creative process was reached through my musical experience before the graduation of Popular Music and through the knowledge achieved during the graduation, which put me under constant study as far as concern the creative self-knowledge. The recording difficulties became productive to the process, changing the songs in the moment of its recording, indicating that the creative process is dynamic and always changing. This memorial is accompanied by the audios with the recordings of the compositions as well as, the lead sheets. | en |
dc.format.mimetype | application/zip | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brazilian instrumental music | en |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Jazz | en |
dc.subject | Musica instrumental | pt_BR |
dc.subject | Electric guitar | en |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Improvisation | en |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Composition | en |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Guitarra | pt_BR |
dc.subject | Produção fonográfica | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.title | Composição e processo criativo : caminhos musicais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Herrlein, Julio Cesar da Silva | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001059575 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Música (193)