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dc.contributor.authorParolin, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorPillon, Carolina Bravopt_BR
dc.contributor.authorPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:25:49Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172659pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes an analog game for supporting project development focused on emotional design. Its methodology includes four steps: literature review, project development, data collecting and data analysis. Assessment tools used were direct observation and a questionnaire. It was proposed the development of a card game to support idea generation for new product development. An assessment with three product designers was conducted in order to evaluate preliminarily the viability of using the card game in a professional setting. It was created six alternatives for the solution of the problem, one of which was considered by research’s participants as being immediately applicable to a specific project. This demonstrates that the card game may contribute to the idea generation in projects focused on emotional design in a playful, fun and creative way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.21, n.3 (dez. 2017), p. 230-249pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectDesign methodologyen
dc.subjectIndustrial designen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectEmotional designen
dc.subjectProjeto : Metodologiapt_BR
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectEmpathic designen
dc.subjectPositive and negative emotionsen
dc.subjectCard gamesen
dc.titleProposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocionalpt_BR
dc.title.alternativeProposal of a card game for suporting projects focuse on emotional design en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059379pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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