Mostrar el registro sencillo del ítem
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
dc.contributor.author | Parolin, Guilherme | pt_BR |
dc.contributor.author | Pillon, Carolina Bravo | pt_BR |
dc.contributor.author | Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T02:25:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-3895 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172659 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research proposes an analog game for supporting project development focused on emotional design. Its methodology includes four steps: literature review, project development, data collecting and data analysis. Assessment tools used were direct observation and a questionnaire. It was proposed the development of a card game to support idea generation for new product development. An assessment with three product designers was conducted in order to evaluate preliminarily the viability of using the card game in a professional setting. It was created six alternatives for the solution of the problem, one of which was considered by research’s participants as being immediately applicable to a specific project. This demonstrates that the card game may contribute to the idea generation in projects focused on emotional design in a playful, fun and creative way. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação gráfica. v.21, n.3 (dez. 2017), p. 230-249 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design emocional | pt_BR |
dc.subject | Design methodology | en |
dc.subject | Industrial design | en |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Emotional design | en |
dc.subject | Projeto : Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Empathic design | en |
dc.subject | Positive and negative emotions | en |
dc.subject | Card games | en |
dc.title | Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposal of a card game for suporting projects focuse on emotional design | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001059379 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Sociales Aplicadas (4073)