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dc.contributor.advisorHofstaetter, Andreapt_BR
dc.contributor.authorTietböhl, Ariane Natassia Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:25:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172615pt_BR
dc.description.abstractNesta monografia, buscou-se refletir a respeito do entrelaçamento entre o conceito de autopoiese e a construção da subjetividade, e sobre como experiências vividas e as identidades de um indivíduo podem transparecer através de imagens produzidas fotograficamente, visando um projeto de ensino em artes visuais. Para a abordagem sobre autopoiese e experiência, os autores referenciais foram Akiko Santos e Michel Serres. Pensando no ensino de artes visuais utilizando a fotografia como linguagem para possíveis interpretações da subjetividade de um indivíduo e como ferramenta no auxílio da aprendizagem, procurei referências no trabalho de Annateresa Fabris, Eduarda Neves e Christine Delory-Momberger. Zygmunt Bauman e Massimo Canevacci trazem essa discussão para o campo das identidades e como elas se manifestam na contemporaneidade. Também apresento uma proposta de prática em um projeto de ensino, onde exploro a potência das imagens para captar o cotidiano e as experiências pessoais dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutopoiesept_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.titleProcessos fotográficos e constituição de sipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060185pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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