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dc.contributor.authorMartins, Bibiana Volkmerpt_BR
dc.contributor.authorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:25:17Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1982-7342pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172610pt_BR
dc.description.abstractEste estudo partiu da reflexão acerca da complexidade criada com a expansão e a profissionalização do ensino superior no Brasil, com o objetivo de analisar como os coordenadores de curso percebem os desafios e as possibilidades de empregabilidade e mobilidade social dos estudantes e egressos de cursos superiores de tecnologia (CST’s) na região metropolitana de Porto Alegre/RS, Brasil. Para tanto, além da consulta a dados secundários, este artigo valeu-se de 13 entrevistas semiestruturadas com coordenadores de CST’s. Os resultados apontam que a expansão e profissionalização do ensino superior possibilitou acesso a esse nível de ensino a pessoas que dificilmente o teriam. Ademais, se percebeu os CST’s como cursos mais focados em atividade operacionais da área, que vêm atender uma demanda do mercado de trabalho, formando profissionais especialistas, em tempo reduzido e a custos baixos. Contudo, verificou-se que o ensino superior acaba servindo como máquina de triagem, formando profissionais para atender às necessidades do mercado de trabalho, mas não possibilitando maior mobilidade social. São diplomas que fornecem acesso fácil ao mercado de trabalho, mas que são limitados nas chances que disponibilizam de evolução na carreira, posteriormente. Por fim, aventa-se a necessidade de estudos empíricos com alunos e egressos para que se tenha maior compreensão da expansão e profissionalização do ensino superior e suas repercussões para o mercado de trabalho e para a mobilidade social no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis study was originated by a reflection on the complexity created by the expansion and professionalization of higher education in Brazil. Based on that, we aim to analyze how the course coordinators realize the employment challenges and opportunities, as also the social mobility of students and graduated of professional courses in the metropolitan region of Porto Alegre/RS, Brazil. Therefore, in addition to secondary data researches, this article is also based in 13 semi-structured interviews with professional courses coordinators. The results indicate that the expansion and professionalization of higher education allowed the access on under graduation level to people who would hardly have this opportunity. Furthermore, it also indicates that professional courses are more specific, focusing on operational activities, what meet labor market demands. These courses are preparing specialized professionals in a short period of time and not demanding high costs for that. However, it was found that higher education also ends up acting like a sorting machine, in the moment that it prepares professionals to meet the labor market needs but not provide a greater social mobility. They are diplomas that provide easy access to the labor market, but are limited in the chances that provide career development later. Finally, it is considered the necessity of empirical studies conducted with students and under graduates in order to have a deeper understanding of the expansion and professionalization of higher education in Brazil and their impact on labor market and social mobility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro. Vol. 12, n. 2, (mai/ago 2017), p. 21-45pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectEmployabilityen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMobilidade socialpt_BR
dc.subjectSocial mobilityen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectProfessional higher educationen
dc.titleQualificação profissional, mercado de trabalho e mobilidade social : cursos superiores de tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeProfessional qualification, labor market and social mobility : professional higher educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059630pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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