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O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
dc.contributor.advisor | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Henrique Luis Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T02:30:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172139 | pt_BR |
dc.description.abstract | Como parte importante da cultura de diversos jovens no contexto social atual, os Jogos Eletrônicos (JE) são apontados por estudos como pertencentes ao conteúdo da Educação Física Escolar. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos na Educação Física Escolar, a partir das manifestações dos estudantes do ensino médio. Os dados aqui apresentados e discutidos surgiram das manifestações de 8 estudantes do ensino médio de uma escola de Porto Alegre / RS. Através de entrevista semiestruturada, esta pesquisa qualitativa buscou entender a visão dos alunos entrevistados sobre o lugar dos JE nas aulas de Educação Física. A análise das entrevistas mostrou que a ideia de utilizar os JE na Educação Física é plausível para os estudantes, por apresentar algo novo que pode contribuir com a motivação dos mesmos em participar mais das aulas. Como estratégia metodológica para se atingir objetivos pertinentes à Cultura Corporal de Movimento, os JE podem vir a ser um diferencial no processo de ensino e aprendizagem, encaixando-se adequadamente no contexto da cibercultura. | pt_BR |
dc.description.abstract | As an important part of the culture of several young people in the current social context, Electronic Games (EG) are pointed out by studies as an integral part of the range of contents of Physical School Education. The present research has the objective to analyze the applicability of Electronic Games in Physical School Education, based on the manifestations of high school students. The data here presented and discussed came from the manifestations of 8 high school students from a school in Porto Alegre / RS. Through a semi-structured interview, this qualitative research sought to understand the vision of the students interviewed about the place of the EG in the classes of Physical Education (PE). An analysis of the manifestations presented during the interviews showed that the idea of using EG in Physical Education is plausible for students because it presents something new that can contribute to their motivation to participate more in class. As a methodological strategy to achieve the objectives pertinent to Movement Body Culture, the EG can become a differential in teaching and learning process, fitting appropriately in the context of cyberculture. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Eletronic games | en |
dc.subject | Videogames | en |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Cyberculture | en |
dc.title | O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001057239 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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