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dc.contributor.advisorCastro, Flavio Antonio de Souzapt_BR
dc.contributor.authorFiori, Júlia Mellopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T02:30:40Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172133pt_BR
dc.description.abstractNas aulas de iniciação a natação, as crianças têm um breve período de adaptação ao meio aquático e logo são submetidas a uma sequência pedagógica que prioriza o ensino técnico dos quatro nados competitivos: crawl, costas, peito e golfinho. Considerando a necessidade de diversidade de experiências corporais aquáticas para o completo desenvolvimento motor aquático, o presente estudo teve como objetivo mapear a metodologia de ensino da natação na iniciação ao esporte em instituições de Porto Alegre, identificando se os professores trabalham visando ou não a relação e o domínio do indivíduo com o meio aquático. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa-quantitativa, descritiva e propositiva, ao passo que propõe concepção metodológica da natação para além do ensino dos quatro estilos. Ao longo deste estudo foram citadas e analisadas as atividades propostas pelos professores observados. Das 36 aulas observadas dos oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizadas 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual das instituições é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar domínio do meio aquático.pt_BR
dc.description.abstractIn swimming initiation classes, the children have a brief period of adaptation to the aquatic environment and soon they are submitted to a pedagogical sequence, which prioritizes the technical teaching of the four competitive swimmingstrokes: front-crawl, backstroke, breastroke and butterfly. Considering the need for a diversity of aquatic corporal experiences for complete aquatic motor development, the present study had the objective of mapping the teaching methodology of swimming in the initiation to the sport in institutions of Porto Alegre, identifying if the teachers work with or without the relation and the domain of the individual with the aquatic environment. This research is characterized as qualitative-quantitative, descriptive and propositional, while it proposes a methodological conception of swimming in addition to teaching the four strokes. Throughout this study, the activities proposed by the observed teachers were mentioned and analyzed. Of the 36 classes observed from the eight teachers, 33 contained swimming technique activities, in 86 exercises added and performed 134 times. It is concluded that there is a need to rethink the pedagogy of swimming, because the predominance in the current scenario of the institutions is the technical teaching of the four competitive styles, before the individual becomes independent and demonstrate mastery of the aquatic environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectAquatic environmenten
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.titlePedagogia da natação : evolução e relação do indivíduo com o meio aquáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057241pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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