Fatores motivacionais para a prática do hóquei indoor : um estudo com escolares
dc.contributor.advisor | Voser, Rogerio da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Jaqueline de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T02:23:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172087 | pt_BR |
dc.description.abstract | O hóquei indoor é um esporte pouco conhecido no Brasil, mas vem ganhando espaço dentro das escolas com a formação de professores capacitados para ministrar aulas desse esporte. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os fatores motivacionais em alunos praticantes de hóquei indoor no âmbito escolar, através de uma pesquisa de cunho quantitativo e descritivo, de corte transversal. A amostra é composta por 41 alunos da escola EMEF Duque de Caxias localizada na cidade de Canoas, com idade entre 9 e 15 anos, do sexo feminino e masculino. O instrumento utilizado na pesquisa foi o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), composto por 19 perguntas objetivas, subdivididos em 3 categorias: competência desportiva, amizade/lazer e saúde. Os resultados apontaram que, para a prática de hóquei indoor no âmbito escolar, a competência desportiva (M=3,055) é a dimensão de maior relevância na motivação, seguido da saúde (M=2,96) e por último a dimensão da amizade e lazer (M=2,585). | pt_BR |
dc.description.abstract | Indoor hockey is a little known sport in Brazil, but has been gaining space within schools with the training of teachers trained to teach this sport. This study aims to describe and analyze the motivational factors in indoor hockey students in the school environment, through a quantitative and descriptive cross - sectional study. The sample is made up of 41 students from the EMEF Duque de Caxias school located in the city of Canoas, aged between 9 and 15 years old, male and female. The instrument used in the research was the Motivation Inventory for the Gaya and Cardoso Sports Practice (1998), composed of 19 objective questions subdivided into 3 categories: sports competence, friendship / leisure and health. The results showed that, for the practice of indoor hockey in the school environment, the sporting competence (M = 3,055) is the dimension of greater relevance in motivation, followed by health (M = 2.96) and finally the dimension of friendship and Leisure (M = 2,585). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Hockey | en |
dc.subject | Hóquei indoor | pt_BR |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Psicologia do esporte | pt_BR |
dc.subject | Schools | en |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.title | Fatores motivacionais para a prática do hóquei indoor : um estudo com escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051456 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Educação Física (1266)