Monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental
dc.contributor.advisor | Del Pino, Jose Claudio | pt_BR |
dc.contributor.author | Cavalheiro, Patrícia da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-09-10T04:17:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/17172 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de ciências tem como um dos objetivos, ser participativo, envolvendo os alunos em atividades experimentais e pesquisas bibliográficas dos conteúdos estudados na grade curricular das escolas. Neste contexto de pesquisa, em relação a um ensino dinâmico, participativos e cooperativos diversos autores têm abordado esse assunto nos últimos anos. Estes assuntos são muito estudados, mas poucos são utilizados. Esta dissertação apresenta uma proposta pedagógica de monitoria na área de ciências no nível fundamental. A análise foi qualitativa das seqüências de atividades realizadas por um grupo misto de sete alunos, envolvendo a participação do professor, como orientador e que foram gravadas em áudio e vídeo e transcritas na forma de protocolos. O material para análise foi obtido durante as atividades desenvolvidas no turno inverso dos alunos monitores Esta proposta pedagógica foi aplicada em turmas do ensino fundamental 1 do Colégio Adventista do Partenon. O primeiro artigo desta dissertação intitulado "Atividades de monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental" descreve esta proposta pedagógica. A análise do material produzido nesta etapa da pesquisa resultou em mais quatro temas de investigação: No primeiro, se investiga a organização e planejamento de atividades de monitoria para o ensino de ciências. No segundo, se investiga a aprendizagem e cooperação em atividades de monitoria. No terceiro, se investiga a pesquisa a leitura e a escrita em atividades de monitoria e no quarto, se estuda o papel do professor na construção cooperativa destas noções. Em função dos resultados desta pesquisa é possível afirmar que houve significado no aprender ciências e que os estudantes se sentiram motivados a pesquisar. Embora os monitores tenham mostrado sua compreensão do que era estudado e vivenciado nas atividades de monitoria é importante salientar que eles conservam algumas dificuldades conceituais. Este assunto relacionado às dificuldades conceituais despertou algumas iniciativas de estudos para futuros artigos relacionados à escrita na área de ciências no nível fundamental. O papel mediador do professor como orientador das atividades e na construção de conceitos pelo aluno se constitui elemento fundamental para a aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciências : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.title | Monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000712227 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)